Fale com a gente

Marechal Ansiedade a mil

Professoras rondonenses selecionadas no “Ganhando o Mundo” falam da expectativa do embarque para o Canadá

Andreia Bach e Márcia Serschön irão para a cidade Toronto. Elas passarão 21 dias adquirindo conhecimentos em terras canadenses para trazer novidades à educação paranaense

Publicado

em

(Foto: Gabriel Rosa/AEN)

Duas professoras rondonenses vão participar da 1ª edição do Programa Ganhando o Mundo – Professor. São elas, Andreia Bach e Márcia Vorpagel Serschön. Ambas aguardam ansiosas o embarque para essa nova experiência.

Andreia foi classificada na categoria professora formadora e a Márcia na categoria professora cursista.

Ambas irão para a cidade Toronto, no Canadá. O embarque está marcado para 28 de outubro. As docentes rondonenses passarão 21 dias adquirindo conhecimentos em terras canadenses para trazer novidades na educação paranaense

Andreia e Márcia ao lado do governador do Estado Ratinho Junior (Foto: Arquivo pessoal)

Realização de um sonho

Andreia é professora há 24 anos. Ela trabalha tanto pelo município como pelo Estado. “Trabalho, atualmente, com as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação e Leitura. Também trabalho com o Programa Mais Aprendizagem e com formação de professores de Língua Portuguesa da rede estadual no Grupo de Estudos Formadores em Ação. No município, atualmente trabalho 20 horas na Secretaria de Educação como assessora pedagógica das disciplinas de Ciências, Educação Ambiental e da Educação de Jovens e Adultos – EJA”, expõe.

Ao O Presente, ela destacou que a expectativa com a oportunidade recebida é das melhores possíveis. “Tenho inúmeras expectativas com esta imersão no Canadá. Meu maior desejo é poder adquirir conhecimento e experiências para poder compartilhar com meus colegas aqui no Brasil, aplicar em sala de aula com meus alunos”, relatou.

Andreia está ansiosa para ter o seu passaporte carimbado pela primeira vez e conta que está realizando um sonho. “Essa vai ser a minha primeira experiência internacional, com passaporte carimbado. Conheço apenas nossos países vizinhos, Paraguai e Argentina de visitas rápidas. Sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio, conhecer diferentes culturas e realidades educacionais. No início deste ano, inclusive, vi uma matéria falando do intercâmbio de professores de Língua Inglesa, para os quais é mais comum este tipo de oportunidade, e naquele momento ainda fiquei pensando, ‘como eu gostaria de ter esta experiência’. A minha surpresa foi grande quando Governo do Estado lançou o edital do Programa Ganhando o Mundo – Professor”, menciona.

De acordo com a professora, o Canadá é um país-referência em educação em nível mundial e está entre os que possuem os melhores resultados nas avaliações internacionais. “Quero muito conhecer as metodologias de ensino, como é realizada a avaliação da aprendizagem, os sistemas de ensino e a própria organização das escolas que iremos visitar”, ressalta a rondonense.

“Estar entre os professores selecionados em todo o nosso Estado é um orgulho imenso para mim e poder levar o nome do meu colégio (Colégio Estadual Cívico-Militar Frentino Sackser) e da minha cidade é algo que me deixa muito honrada. Pretendo aproveitar o máximo possível cada segundo da formação ofertada pela SEED na Greystone College para depois poder colocar tudo o que aprendi em prática aqui no Brasil.” evidencia Andreia.

“Estar entre os professores selecionados em todo o nosso Estado é um orgulho imenso para mim”, destaca Andreia (Foto: Arquivo pessoal)

Experiência fascinante

Márcia é professora na rede estadual há 15 anos. Atualmente, trabalha com Língua Portuguesa, Espanhola e Oratória e Comunicação no Colégio Estadual Eron Domingues e Colégio Estadual do Campo Margarida. Ela também é doutoranda pela Unioeste, campus de Cascavel.

“Os desafios me motivam a sempre seguir na busca pela evolução como profissional e ser humano, e este intercâmbio, certamente, irá agregar mais conhecimento, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente educacional”,, entende.

Sobre a experiência de ir para fora do Brasil, Márcia diz que já esteve em outros países da América Latina, mas que esta será a primeira vez que vai para América do Norte. “A expectativa é alta, pois além do desafio do idioma inglês, também há as mudanças climáticas e a imersão em uma cultura de primeiro mundo, sendo o Canadá um dos países com os maiores índices educacionais do mundo, e isso certamente contribuirá para um olhar ainda mais atento ao nosso sistema educacional”, salienta.

“É um projeto pioneiro no Paraná e que traz a possibilidade de ampliar os horizontes para uma educação transformadora, com troca de experiências pedagógicas que serão compartilhadas com os docentes e estudantes posteriormente. Ademais, vivenciar outras culturas, outros modos de viver, é fascinante.” destacou Márcia.

Márcia: “Defino este momento em duas palavras: felicidade e gratidão” (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Gabriel Rosa/AEN

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente