Fale com a gente

Marechal 15 toneladas de lixo mensalmente

Projeto de compostagem de resíduos orgânicos tem previsão de execução em 2021

Publicado

em

(Foto: Arquivo/OP)

Sonho antigo da administração municipal, a implantação de um Pátio de Compostagem, anexo ao Horto Municipal, tem tudo para se tornar realidade neste ano. “O projeto está sendo feito pelo setor de planejamento e tem previsão de execução ainda em 2021”, informa o secretário de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes.

Segundo ele, além de servir para a destinação de galhos triturados provenientes da manutenção da arborização urbana, da recolha anual e dos resíduos verdes encaminhados ao Ecoponto, corte de grama e varrição, outros resíduos poderão ser depositados no local. “Há previsão da coleta da fração orgânica nas repartições públicas na prefeitura, escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e porta a porta em um bairro-piloto”, explica.

Conforme Backes, o Pátio de Compostagem deve poupar a ocupação do aterro sanitário. “Estima-se que, quando em operação, deixarão de ser encaminhadas ao aterro cerca de 15 toneladas de resíduos orgânicos por mês, transformadas em compostagem. Esse quantitativo é inicial e será ampliado progressivamente em paralelo a programas de Educação Ambiental da população”, pontua, acrescentando que este é um projeto-piloto: “Está engatinhando”.

 

PRIMEIROS PASSOS

O governo municipal já adiantou a compra da máquina que mexerá o composto orgânico e outros materiais num investimento que soma R$ 481,6 mil. “Precisamos fazer o piso: são cerca de 200 metros quadrados com canaleta e drenagem, mas o projeto ainda não está pronto”, menciona. “É um projeto grandioso que trará mais vida útil ao aterro sanitário”, reforça.

O projeto de compostagem, de acordo com o secretário, vai beneficiar a produção de mudas no horto com adubo feito a partir do lixo orgânico, além de ser utilizado nos canteiros floridos espalhados pela cidade. “Cederemos também para a agricultura familiar por um preço acessível. Pode parecer um programa pequeno à primeira vista, mas a longo prazo é algo muito bom”, conclui.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente