Pref. Pato Bragado Natal em Canto 2019
Marechal Em Porto Mendes

Rondon terá Dia de Campo da Mandioca na quinta-feira

Durante o evento serão premiados os três melhores arrancadores de mandioca (Foto: Arquivo/OP)

A Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná (Atimop) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com apoio da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Cândido Rondon, Unioeste, Sicredi e Embrapa, realizam na quinta-feira (17) o 12º Dia de Campo da Mandioca. O evento terá abertura às 12h30, sendo desenvolvido no campo experimental localizado no distrito rondonense de Porto Mendes, com o intuito de demonstrar as principais tecnologias para a condução das lavouras de mandioca.

Para as 12h30 está programado início das inscrições, com formação de grupos que passarão por dez estações. A primeira estação é de apresentação da Atimop, tratando sobre associados, trabalhos realizados, parcerias e viabilidade econômica do cultivo, em trabalho conduzido por Arceli Scheeren, além de preparo do solo, plantio direto e perdas na colheita, com o doutor Emerson Fey, da Unioeste.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Variedades nativas e genótipos do programa de melhoramento do Iapar serão trabalhados por Mario Takahashi, enquanto genótipos do programa de melhoramento da Embrapa serão apresentados por Marco Antônio Rangel. O mercado atual da mandioca, seus derivados e perspectivas futuras será explanado pelos economistas Carlos Estevão, da Embrapa, e Fábio Felipe, do Cepea, na estação três.

Outro tema a ser abordado é insetos, pragas da mandioca, controle seletivo e manejo integrado, com o entamologista Rudiney Ringenberger, da Embrapa. As doenças da mandioca, com ênfase nas podridões radiculares, serão tratadas pelo fitopatologista Roberto Portz, da UFPR. Na estação seis haverá apresentação de controle de plantas daninhas, com Neumárcio Vila Nova, da Unioeste.

Na estação sete haverá palestras comerciais com Rogério Cezar, da FMC; Renan Bellé, UPL; e da Minorgan. Também será disponibilizada dinâmica de máquinas da Trimaq, Planti Center e Morgan.

00, da seguinte forma, primeiro e segundo colocado televisores e terceiro lugar um cooler. Será distribuído lanche com tapiocas doces e salgadas, acompanhadas de refrigerante.

 

O Presente

TOPO