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Marechal Única brasileira na equipe

Rondonense conta como foi trabalhar no TikTok e popularizar o aplicativo no Brasil

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em

(Fotos: Divulgação)

Local para criação e compartilhamento de vídeos curtos, o TikTok hoje é a origem de grande parte dos conteúdos que viralizam na internet. O aplicativo foi lançado em 2016 e fez sucesso mundo afora, principalmente em seu país de origem, a China. No Brasil, a divulgação em peso do app começou apenas em 2019 e contou com a participação de uma rondonense: Barbara Metzner.

Ao O Presente, a jovem de 24 anos contou um pouco sobre a sua trajetória na empresa chinesa, bem como sua experiência em outras grandes empresas.

 

Divulgação do app

Em 2018, Barbara trabalhou na abertura da filial de uma indústria química da China no Brasil, quando conheceu diversos investidores chineses recém-chegados ao país para investir. “No final de 2019, um desses conhecidos me convidou para fazer parte de um novo projeto: divulgar um aplicativo no país. O aplicativo em questão era o TikTok”, relembra.

Segundo a rondonense, naquela época o app era pouco conhecido e a empresa chinesa sequer possuía uma sede em solo brasileiro. “Nós trabalhávamos em parceria com o TikTok na China, porque na época eram eles que faziam as ações de marketing, e não o TikTok Brasil. O nosso objetivo principal era divulgar o aplicativo através de influenciadores digitais (blogueiros) de outras plataformas, como Instagram, Facebook e Youtube”, explica.

 

Única brasileira (e rondonense) da equipe

Barbara trabalhava remotamente e tinha como função encontrar influenciadores para as campanhas do TikTok. “Eles nos enviavam uma instrução do que queriam. Por exemplo, um vídeo de humor no Instagram ou um vídeo ensinando a usar o TikTok. Eu era responsável por traduzir esse documento, elaborar um briefing (roteiro de vídeo) e enviar para os influenciadores previamente selecionados por mim”, relata, comentando que o contato era feito por e-mail ou WhatsApp, sendo que toda a negociação, gravação de vídeos e envios para aprovação aconteciam remotamente com informações repassadas em grupos de redes sociais.

Antecedendo a seleção, era a rondonense quem fazia a negociação entre agências e influenciadores. “Como eu era a única brasileira no time, ficava com toda a parte de contato, já que a maioria das agências e influenciadores não falavam inglês ou preferiam se comunicar direto com uma brasileira. Com a minha equipe, todo o contato era feito em inglês”, conta.

 

1 bilhão e 800 milhões de visualizações

Com os conteúdos produzidos e circulando, a jovem acompanhava as postagens e calculava os resultados. “Ao todo, trabalhei com mais de 100 influenciadores de diversos nichos, como humor, moda, maquiagem e games. Atingimos mais de 1 bilhão e 800 milhões de visualizações nas plataformas Instagram, Facebook e Youtube ao longo do ano de 2020”, enaltece.

Em especial, ela lembra do Carnaval de 2020 como um dos pontos marcantes de sua passagem na divulgação do app. “O Tiktok patrocinou o trio elétrico da Ivete Sangalo e o meu trabalho nessa campanha foi contratar influenciadores que foram para o trio. Os blogueiros mostraram tudo dos três dias de Carnaval nas suas contas do TikTok”, menciona.

 

Diferente de empresas nacionais

Barbara diz que auxiliou as campanhas do TikTok durante todo o ano de 2020. Depois, a equipe da China foi reduzida e o TikTok Brasil assumiu o marketing. “A experiência foi muito interessante e enriquecedora. No início do ano passado, a plataforma era pouco conhecida e quem a conhecia geralmente ‘menosprezava’ ou achava que não faria sucesso. Foi muito legal ajudar a mudar a imagem que o aplicativo tinha aqui no Brasil”, destaca.

O TikTok pertence à empresa chinesa ByteDance que, conforme a rondonense, é bastante diferente de companhias brasileiras. “Eles não compartilham muito sobre as estratégias e os resultados. Também não aceitam opiniões externas e são firmes no plano inicial que se propuseram a fazer. Mas, com o tempo, você entende a cultura deles e se acostuma”, expõe.

 

Desafiando-se desde nova

Formada em Relações Internacionais pela UniCuritiba e com metrado na área pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Barbara nasceu em Marechal Cândido Rondon e sua família ainda reside no município. Aos 17 anos, ela se mudou para Curitiba. “Sempre tive certeza do que queria e precisava correr para alcançar meus sonhos. Hoje vejo todo o caminho que percorri até aqui e cada passo foi essencial para chegar onde estou hoje, podendo ajudar a alavancar outros negócios, incluindo o meu próprio”, frisa a rondonense.

Antes do TikTok e ainda durante a graduação, a jovem marcou presença na área de transportes das empresas Electrolux e Kuehne & Nagel. “Eu sabia que não era o que eu queria, mas ainda não tinha encontrado uma opção para migrar de área”, pontua ela, emendando que a passagem pelo aplicativo chinês abriu seus olhos para o marketing de influência: “Eu sempre gostei de tecnologia e de coisas novas, mas levei um tempo para entender como poderia trabalhar com isso. Hoje eu amo e não me imagino fazendo outra coisa”.

Formada em Relações Internacionais, a rondonense Barbara Metzner foi uma das responsáveis pela ascensão do TikTok no Brasil: “A experiência foi muito interessante e enriquecedora” (Foto: Divulgação)

 

Marketing de influência

O marketing de influência, explica Barbara, é uma estratégia do marketing digital que utiliza criadores de conteúdo com engajamento e influência para criar uma conexão entre a marca e o público do influenciador. “Depois do TikTok, eu comecei a fazer as mesmas campanhas para o CapCut, um aplicativo de edição de vídeos que também pertence à ByteDance. O processo era o mesmo: buscar influenciadores, negociar e acompanhar eles na produção do conteúdo. A única diferença era o nicho. Enquanto no TikTok buscávamos mais influenciadores de humor e lifestyle, no CapCut o foco era criadores de conteúdos criativos, que ensinassem a editar vídeos, e fotógrafos”, relembra.

Atualmente, Barbara faz campanhas de marketing de influência para uma escola de idiomas on-line, Fluency Academy, e se dedica ao próprio e-commerce de maquiagens, a Beaba Makes.

 

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