Fale com a gente

Marechal Perigo

Rondonense filma escorpião em praça de Marechal Rondon

Publicado

em

Presença de um escorpião na Praça da Igreja Batista (Foto: Reprodução)

 

Um vídeo que circula nas redes sociais e mostra a presença de um escorpião na Praça da Igreja Batista, em Marechal Cândido Rondon, abre margem para um alerta à população.

As imagens, gravadas na manhã hoje (22) pela rondonense Larissa Mokfa, mostram um escorpião, aparentemente da espécie Tityus bahiensis (escorpião-preto), se locomovendo no caminho que serve de passagem para pedestres. “Estava sentada no banco estudando e, quando fui tomar um gole de água, olhei para o chão, e ele estava lá. Parecia mais uma procura de alimento, não só de passagem. Mas vi só um”, diz Larissa.

O local é constantemente frequentado por crianças, especialmente acompanhadas de familiares, o que levanta a preocupação e desperta atenção sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com esses animais e visitantes indesejados. “Quando fui tentar pegar ele para avisar alguém, ele entrou na terra. Depois disso não achei mais”, conta a rondonense.

O período do verão exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, já que o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal peçonhento, que se abriga em esgotos e entulhos. A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples são fundamentais para prevenir picadas.

No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.

No adulto, o veneno do escorpião causa forte dor no local da picada, que pode irradiar para todo o membro. Já em crianças pequenas, além da dor, podem ocorrer náuseas, taquicardia, sudorese, arritmia cardíaca e edema pulmonar. Esse choque provocado no sistema cardiovascular pode levar à morte.

 

Acidentes

A maioria dos acidentes com escorpiões é leve, com quadro de início rápido e duração limitada. Nessas situações, a pessoa apresenta dor imediata, vermelhidão, inchaço leve por acúmulo de líquido e sudorese localizada, com tratamento sintomático.

As recomendações incluem ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo e, se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie. Limpar o local da picada com água e sabão, de acordo com o ministério, pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

 

Como evitar escorpiões:

– Mantenha a tampa dos ralos internos na posição fechada e abra apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;

– Coloque telas milimétricas nos ralos na área externa;

– Vede frestas nos muros, paredes e pisos;

– Vede a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;

– Não acumule entulho ou materiais de construção;

– Verifique se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;

– Mantenha o ambiente limpo e organizado;

– Coloque o lixo em recipientes fechados;

– Mantenha a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas;

– Providencie a limpeza e o corte do mato em terrenos;

 

Evite acidentes:

– Examine roupas e calçados antes de usá-los;

– Mantenha cama, sofás e berços afastados da parede;

– Mantenha lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão;

– Use luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões;

 

Foi picado? O que fazer?

– Nunca use garrote, corte ao redor da lesão ou coloque folhas, pó de café, etc. A primeira coisa a fazer é lavar o local da picada e fazer compressa com água morna. Em seguida, procurar o hospital mais próximo, onde é feita uma avaliação da dor. Caso ela continue intensa, pode ser utilizada anestesia ou receitado analgésico.

 

E o que faço se encontrar um?

Os órgãos competentes recomendam coletar e remover o animal que entrar em casa. Caso se sinta inseguro para fazer essa remoção com cuidado, pode utilizar um chinelo ou uma vassoura. O setor de Vigilância em Saúde de Marechal Rondon realiza o controle desses animais. Caso você conheça um local onde há escorpião, pode notificar a prefeitura, que providencia a remoção.

 

 

O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente