Fale com a gente

Marechal Boato

Saae nega presença de agrotóxicos e garante qualidade da água de Marechal Rondon

Publicado

em

Conforme o Saae, material divulgado na internet não corresponde às análises fornecidas, ocasionando uma interpretação equivocada por parte dos cidadãos (Foto: Arquivo/OP)

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon (Saae) emitiu ontem (18) uma nota de esclarecimento garantindo que a qualidade da água que distribui à população rondonense segue rigorosamente a legislação que determina os parâmetros de potabilidade para abastecimento público.

O posicionamento da autarquia teria sido motivado por postagens nas redes sociais que geraram questionamentos sobre a presença de agrotóxicos na água que abastece o município. No texto, o Saae enfatiza que o material divulgado na internet não corresponde às análises fornecidas, ocasionando uma interpretação equivocada por parte dos cidadãos. “Matérias veiculadas na mídia utilizaram informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), o qual é preenchido pelos órgãos fiscalizadores (Vigilância Sanitária), não tendo o Saae o domínio de acesso a tal preenchimento, somente o fornecimento dos resultados das análises, através dos relatórios encaminhados aos órgãos competentes”, diz a nota.

Conforme o texto divulgado, não teria sido detectada a presença de agrotóxicos nas análises realizadas, segundo o Valor Máximo Permitido (VMP) pela Portaria de Consolidação 5, anexo XX, do Ministério da Saúde.

Além disso, a nota informa que os resultados das análises de água da autarquia são repassados à 20ª Regional de Saúde e para a Vigilância Sanitária do município, que são os órgãos fiscalizadores dos serviços prestados pelas empresas responsáveis pelo abastecimento de água nas esferas estadual e municipal.

A diretoria do Saee ressaltou ainda que não recebeu nenhuma notificação por parte destes órgãos oficiais sobre parâmetros em desacordo com a legislação. “Se ocorre qualquer anomalia em qualquer análise realizada, a autarquia teria a obrigação de comunicar imediatamente à autoridade de saúde pública municipal e informar adequadamente à população a detecção de qualquer risco à saúde, adotando-se as medidas previstas”, expõe o texto.

A nota é finalizada reiterando à população que a água fornecida pelo Saae rondonense é de qualidade garantida através das análises químicas e que os resultados estão dentro dos padrões de qualidade exigidos em legislação e são disponibilizados no site da autarquia através do link http://www.saaemcr.com.br/relatorios.html.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente