Fale com a gente

Marechal Atende solicitações protocoladas

Secretaria de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Rondon foca em trabalhos de conservação de solo

Publicado

em

Foto: Imprensa Prefeitura MCR

Desde que assumiu a secretaria de Agricultura e Política Ambienta de Marechal Cândido Rondon, no dia 17 de julho, Adriano Backes está promovendo mudanças na pasta, objetivando aprimorar os serviços prestados para a população, especialmente aos agricultores. Segundo ele, diversas frentes atuam na sede e no interior.

Ele explicou que organizou as atividades de formas que, quando as máquinas são direcionadas para uma localidade, essas irão atender todas as solicitações que foram realizadas mediante protocolo. “O conjunto de equipamentos é formado por uma carregadeira e uma retroescavadeira e o atendimento é feito por região, de acordo com os pedidos que foram protocolados na secretaria, na prefeitura. Estamos atendendo todos. Desta forma não há necessidade das máquinas se deslocarem de um lado para o outro, pois o trabalho é sequencial”, apontou.

 

Conservação de solo

No Paraná o vazio sanitário da soja iniciou em 10 de junho, e tem duração de, no mínimo, 90 dias, em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. É uma das principais estratégias para o manejo do fungo causador da ferrugem-asiática da soja. Neste período, conforme o secretário, os trabalhos estão concentrados na reforma e construção de basões, atividades fundamentais para a conservação de solo.

Backes destaca que a secretaria dispõe de duas carregadeiras para o serviço. Na manhã dessa terça-feira, dia 30, processo licitatório foi assinado para garantir mais 900 horas máquinas terceirizadas, que irão colaborar nos serviços. “Peço que os agricultores que necessitem desse trabalho, que procurem a secretaria e façam o pedido através do protocolo. O plantio da safra deve iniciar no dia 10 de setembro. Até lá a meta é atender todos os pedidos. O trabalho é muito importante para evitar problemas com erosão”, enfatizou.

 

Na cidade

A secretaria também realiza importantes trabalhos na sede do município. Backes falou que em breve haverá mudanças no ecoponto, que até então estava localizado nos fundos dos barracões da Expopecuária. Esse deve ser transferido para um local mais amplo, onde já funcionava, no pátio que durante a Expo Rondon é utilizado para a exposição de maquinários agrícolas. “O objetivo é garantir um atendimento ainda melhor aos munícipes, que terão um espaço mais amplo para descartar galhos, entulhos, móveis e eletrônicos”.

Com relação à limpeza dos bairros, com recolha de galhos e entulhos, segundo Backes, neste momento terão preferências bairros onde o serviço foi realizado já há mais tempo. “Vamos concentrar inicialmente as equipes nos bairros Primavera, Barcelona, Augusto e Higienópolis. Na sequência iremos para os outros bairros e loteamentos. Temos que deixar a cidade sempre limpa e organizada”.

 

Com assessoria 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente