Fale com a gente

Marechal Espaço subutilizado

Secretário descarta incorporação do Estádio: “Parque de Exposições deve se tornar centro de treinamento futuramente”

Publicado

em

Campo de futebol possui dimensões oficiais e há mais de um ano e meio não é utilizado em competições (Foto: Joni Lang/OP)

Considerado uma das principais praças esportivas de Marechal Cândido Rondon, o Estádio Municipal Valdir Schneider recebeu ao longo de sua história partidas de campeonatos municipais e regionais, bem como jogos de times de atletas de base e amistosos, sendo palco de finais de muitos eventos esportivos.

No entanto, o espaço, que fica localizado na lateral do Parque de Exposições, ao longo do tempo foi sendo subutilizado.

A estrutura inaugurada em dezembro de 1996 – dotada de um campo com dimensões oficiais, de arquibancada para a torcida e de uma moderna pista de atletismo – não é tão utilizada – como poderia ser – pelos rondonenses.

E tal subutilização, diga-se de passagem, não é consequência da pandemia do coronavírus. É observada muito antes disso.

Tempos atrás suscitou um debate sobre a possibilidade de incorporação do Estádio Municipal ao Parque de Exposições, considerando que cada vez menos atividades esportivas são realizadas no local e que o espaço vem sendo usado para shows durante a Expo Rondon.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Diogo Schneider (Bolha), essa incorporação não deve ocorrer. “Penso que o debate pode acontecer em um futuro próximo de forma inversa. Apesar do estádio ser utilizado durante a festa do município como palco para a realização de shows, a gente observa um crescimento muito grande com relação à Festa Nacional do Boi no Rolete, então, por questões logísticas, acredita-se que em um futuro próximo o Parque de Exposições deve sair do centro da cidade, a exemplo de outros municípios vizinhos, de modo que consequentemente o atual Parque de Exposições se torne uma espécie de centro olímpico ou centro de treinamento para as diversas modalidades praticadas no município”, enalteceu ao O Presente.

Secretário municipal de Esporte e Lazer, Diogo Schneider (Bolha): “Apesar do estádio ser utilizado durante a festa do município como palco para a realização de shows, a gente observa um crescimento muito grande com relação à Festa Nacional do Boi no Rolete, então, por questões logísticas, acredita-se que em um futuro próximo o Parque de Exposições deve sair do centro da cidade” (Foto: Joni Lang/OP)

 

USO ATUAL

Atualmente, o time Marechal Futsal utiliza as dependências do Estádio Municipal para complementar os seus treinamentos diários em preparação às competições oficiais, como Liga Nacional, Paranaense Série Ouro e Liga Paraná Futsal.

O espaço também é palco para treinamentos de futebol nas segundas e quartas-feiras das 17 às 19 horas nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

E antes do atual decreto estadual em vigor para conter o avanço da Covid-19 o estádio era liberado ao público em geral de segunda-feira a sábado, das 06 às 21 horas, e no domingo das 06 às 19 horas.

“Até então, antes do decreto em vigor, em média, cerca de 400 pessoas vinham utilizando a estrutura durante a semana para a realização de atividades”, menciona Bolha.

Pista de atletismo moderna foi construída em meados de julho de 2018 (Foto: Joni Lang/OP)

Pista de atletismo é utilizada para prática de caminhada, corrida e pedalada (Foto: Joni Lang/OP)

 

PROJETO FUTURO

Segundo ele, há a possibilidade de futuramente o Estádio Municipal servir de palco para um programa municipal voltado à qualidade de vida. “A ideia é implementar um programa voltado à saúde e à qualidade de vida através de parceria entre as secretarias de Esporte e de Saúde, com o objetivo de atender pessoas que procuram a rede pública de saúde e são diagnosticadas com alguma doença crônico degenerativa, como hipertensão, diabetes, obesidade, e atender esses grupos de risco no estádio desenvolvendo atividades físicas, avaliações e trabalhos em parceria com a equipe da Saúde, formada por nutricionista e técnicos de enfermagem. Vamos tentar trazer para o estádio uma equipe para realizar o acompanhamento dessas pessoas”, revela.

 

PROCURA

O secretário garante que a estrutura é bastante procurada por profissionais do setor esportivo do município. “Percebemos uma procura bastante significativa de parte dos profissionais de Educação Física, que buscam utilizar a estrutura do estádio para desenvolver treinamentos pessoais e atendimento personalizado com seus clientes”, expõe.

A pista de atletismo do estádio, em especial, acrescenta ele, é bastante utilizada para a prática de corrida, caminhada e ciclismo. “Atividades como corrida e caminhada são as mais praticadas na pista, além do ciclismo, e por pessoas de todas as idade, crianças, jovens e adultos”, pontua.

Arquibancada necessita de reparos, mas durante campeonatos abriga centenas de torcedores que prestigiam as partidas (Foto: Joni Lang/OP)

 

COMPETIÇÕES

Sobre a utilização do espaço para a realização de competições, Bolha diz que no momento não há nada previsto. “Hoje temos esses treinamentos acontecendo (Marechal Futsal e Educação Física), mas em termos de competições não há nada previsto até porque a pandemia do coronavírus não nos dá condições de executar nenhum tipo de campeonato tanto em nível municipal como regional. Precisamos aguardar o futuro para poder voltar a organizar e desenvolver competições dentro do campo do estádio”, pontua.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente