Fale com a gente

Municípios Abalos sísmicos

Defesa Civil conclui investigação sobre evacuação de prédio no centro de Cascavel

Funcionários sentiram tremores na data de 26 de maio de 2022

Publicado

em

(Foto: Reprodução)

O fato ocorreu na Rua Presidente Bernardes, Nº 2009, Bairro Centro, no Edifício EXA, em que funcionários da empresa Wealth Systems, localizada no terceiro e quarto andares sentiram dois tremores de aproximadamente três segundos cada; o que causou grande susto.

A época dos fatos o prédio foi evacuado pelos bombeiros e a Defesa Civil de Cascavel realizou avaliação nas estruturas do prédio não encontrando nenhum dano, anomalia, risco de colapso ou qualquer tipo de alteração.

Na sequência dos fatos, foi solicitado ao síndico do prédio que contratasse um engenheiro para realizar estudos minuciosos nas estruturas do prédio para identificação de algum dano, o que foi feito e entregue a Defesa Civil de Cascavel atestando não haver nenhuma anormalidade registrada nas estruturas prediais.

Ato contínuo, a Defesa Civil de Cascavel iniciou investigação sobre o fato com setores de Geologia do Estado do Paraná, como o Setor de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para entender o fato ocorrido e informar com mais precisão sobre o acontecimento.

Após consultar geólogos as informações obtidas foram as seguintes. O Brasil está numa região geológica estável, de modo que quando ocorre algum abalo sísmico no globo, especialmente na Cordilheira dos Andes a maioria se torna imperceptível. Porém, a energia tectônica gerada nestes abalos emitem reflexos que se propagam e suas ondas se dissipam. As ondas que chegam ao Brasil são reflexos de pequena proporção e consideradas ondas leves.

De acordo com o setor de geologia da UFPR, “o Brasil, por estar em uma região geológica estável, não tem histórico de tremores de grandes proporções. Não é possível prever a ocorrência desses abalos sísmicos menores, já que a maioria das ondas que chegam a nossa região são quase imperceptíveis e é improvável a ocorrência de tremores de grandes magnitudes, devido à posição privilegiada do nosso País, que está no meio de uma placa tectônica, portanto em sua porção estável”.

Segundo a Defesa Civil, a conclusão é que deve-se seguir com as atividades sem preocupação com riscos de tremores graves, no caso específico registrado em Cascavel. Os funcionários podem continuar trabalhando que não há risco algum no prédio e na cidade.

Com Preto no Branco

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente