Fale com a gente

Municípios Safra de soja

Em Marechal Rondon e Mercedes, perdas médias são de 60% nas lavouras

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

 

Os municípios de Marechal Cândido Rondon e Mercedes, por meio da Secretaria de Agricultura, projetam as perdas em relação à produtividade da soja na casa dos 60%, além do prejuízo ocasionado pela diminuição da qualidade dos grãos de soja.

De acordo com o secretário de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Rondon, engenheiro agrônomo Leandro Dadalt, em conversa com a área técnica agronômica das empresas e cooperativas do município a avaliação é de perda superior a 60%, porém nada concretizado ainda. “Essa confirmação será possível na primeira quinzena de janeiro. Além das perdas de produtividade, também pode ser percebida redução na qualidade devido à estiagem ter atingido a cultura da soja em fase de enchimento, o que ocasiona grãos esverdeados de soja”, menciona.

Conforme Dadalt, os produtores que contrataram o seguro no início da implantação da cultura estão amparados e devem procurar os agentes financeiros para comunicar o sinistro.

Por outro lado, no que tange ao decreto do estado de emergência devido à quebra na safra da soja em virtude da forte estiagem, o secretário enaltece que o prefeito determinou que nos primeiros dias de janeiro seja verificado junto à Defesa Civil quais as possibilidades, uma vez que depende de vários fatores.

No caso de Mercedes, que estava prestes a declarar estado de emergência, foi decidido quinta-feira (27) pela não assinatura do decreto, tendo em vista a quebra estar em 55%, sendo que em torno de 25% da área cultivada foi colhida. O secretário de Agricultura, Sebastião Koch, informa que apesar da seca a produtividade está próxima de 100 sacas de soja por alqueire. “Neste momento a safra é regular, contudo a quebra grande ainda está para chegar”, pontua.

Ainda de acordo com o secretário, 50% dos agricultores que tinham seguro procuraram as agências bancárias para amenizar as perdas. Outros pontos pelos quais o município optou por aguardar mais alguns dias antes de solicitar o pedido é que o serviço de abastecimento de água não foi afetado e muitas lavouras precisam ser colhidas.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente