Fale com a gente

Municípios PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS

Hospital suspende transplantes de rim em Cascavel por falta de credenciamento

Publicado

em

Hospital do Coração suspende atendimentos no ambulatório para transplantados, em Cascavel (Foto: RPC Cascavel/Reprodução)

O único hospital que faz transplantes de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região de Cascavel suspendeu os atendimentos do ambulatório na quarta-feira (23).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Hospital do Coração não renovou o credenciamento com o SUS por não apresentar a documentação necessária.

De acordo com a Sesa, o hospital tem 90 dias para se adequar. Enquanto isso, os 150 pacientes serão levados para Curitiba para receber atendimento.

No ambulatório, os pacientes faziam hemodiálise e recebiam atendimento no pós-cirúrgico.

A autorização para fazer os transplantes tinha sido suspensa, segundo a Sesa, no dia 30 de setembro. Por isso, os serviços do ambulatório também precisaram ser paralisados.

De acordo com Central Estadual de Transplante do Paraná (CET/PR), o Hospital do Coração realizou três transplantes neste ano.

Problemas

Conforme a gerência administrativa, o hospital não foi descredenciado para a realização de transplantes. Apenas a renovação não foi concluída.

A renovação não aconteceu porque, segundo a gerência, faltaram documentos, como a licença sanitária do hospital. Mas que, dentro do prazo de 90 dias, o local vai se adequar às exigências para voltar a atender.

De acordo com o Ministério Público, o problema ocorre há quatro anos. Em outras três oportunidades, o Hospital do Coração também teve dificuldade para conseguir o laudo sanitário.

Segundo a Secretaria de Saúde de Cascavel, o hospital tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público, para resolver as exigências da vigilância sanitária. Entretanto, esse termo ainda não foi cumprido.

Sobre o transporte dos pacientes para Curitiba, conforme a secretaria, a situação ainda será analisada com a regional de saúde.

Também informou que o município oferece transporte para qualquer paciente que precise de atendimento fora de Cascavel.

Com RPC Cascavel

Copyright © 2017 O Presente