Fale com a gente

Municípios Fiscalização

Iluminação natalina requer atenção e cuidado redobrado

Publicado

em

“Não é só ligar na tomada”; enfeites de natal exigem cuidados e atenção às normas corretas de segurança (Foto: Divulgação)

É de encher os olhos as luzes piscando nas decorações natalinas nesta época do ano. Mas por detrás de toda essa beleza, que enfeita principalmente as vitrines das lojas da cidade, deve sempre ter o cuidado para que o que é bonito não acabe acarretando um acidente sem precedentes. Sobrecarregar a rede elétrica com o uso indevido de tomadas, por exemplo, é um erro mais comum do que imaginamos, e isso é bem perigoso, porque pode ocasionar incêndios, choques elétricos e danos à rede elétrica.

Segundo avalia Geraldo Canci, gerente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-PR – em Cascavel, a prática de sobrecarregar a rede elétrica é um perigo, e deve ser evitada. “Claro que pequenas instalações não precisam, desde que respeitadas às normas técnicas, mas para grandes ligações com enfeites de Natal, a atenção deve ser redobrada. Por isso fiscalizamos se as ligações maiores têm um técnico responsável e habilitado para tal função. Todo lojista ou empresário que tiver dúvidas, pode procurar o Crea-PR que passamos orientações por meio de nossa Câmara especializada”, frisou Canci.

Uma pesquisa realizada pelo engenheiro de telecomunicações Jefferson Oliveira da Cruz mostra que, conforme dados da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, o número de mortes por choques elétricos aumentou de 599 em 2016 para 627 em 2017. São praticamente duas mortes por dia em acidentes que poderiam ter sido evitados com um pouco mais de conhecimento e informação. Ainda, para se ter uma ideia do risco envolvido, segundo o artigo de Cruz, só no Rio de Janeiro, conforme a Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ, 90% dos incêndios são causados por problemas elétricos.

Rodolfo Azanha Batista, engenheiro eletricista, inspetor da Câmara Especializada em Elétrica do Crea-PR da Regional Oeste, e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC) também orienta o lojista que fará instalações para o Natal. “Houve um avanço significativo na tecnologia dos enfeites, onde os equipamentos em LED substituíram as antigas lâmpadas com maior potência. Isso reduziu bem riscos de superaquecimento, por exemplo, mas não extinguiu o risco de choques elétricos”, lembrou ele. “De toda maneira, o lojista que queira colocar em seu estabelecimento enfeites, deve contratar um profissional habilitado, porque as pessoas querem ver mais de perto, tocar os objetos, e isso pode gerar acidentes se a instalação for mal feita. Nós estamos sempre fiscalizando, para que acidentes sejam evitados”, finalizou.

 

(Foto: Divulgação)

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente