Fale com a gente

Municípios 12,2 mil pessoas atingidas

Laudo aponta que protozoário contaminou água e causou surto de diarreia em Cascavel

Publicado

em

Foto: Divulgação

O vereador Celso Dal Mollin apresentou, durante sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel, laudos que apontam o que realmente causou o surto de diarreia na cidade, que deixou centenas de pessoas infectadas após o consumo de água.

Segundo o vereador, após audiência realizada pelas Comissões de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente no dia 13 de junho para debater o assunto, houve discrepância entre as informações repassadas por Beatriz Tambosi, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e aquelas prestadas pela Sanepar no que diz respeito às causas do surto de diarreia.

Apesar do envolvimento, o encontro aconteceu sem a presença de representantes da Sanepar. Os dados são resultado de pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde em Cascavel.

No primeiro quadrimestre de 2019, cerca de 12.233 pessoas tiveram diarreia em Cascavel. Os moradores do Bairro Interlagos e da região central foram os que mais sofreram com o surto na cidade.

O relatório também apontou a presença de um forte protozoário na água da cidade, oriundo do próprio ser humano. Segundo o relatório, esse protozoário é resistente a reagentes químicos e só pode ser combatido através de barreiras físicas.

Ainda no documento enviado pelo Ministério da Saúde, o mesmo protozoário estava presente na etapa de retrolavagem da Sanepar, ou seja, estava presente na mesma água que retornava para o consumo.

Na oportunidade, o secretário municipal do Meio Ambiente, Wagner Younegura, anunciou medidas para combater a contaminação da água na cidade. A ação inclui limpeza e fiscalização nos rios da região que abastecem o consumo humano.

 

Com Catve 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente