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Município de Toledo terá nova Usina de Asfalto

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(Fotos: Carlos Rodrigues)

Os detalhes da nova Usina de Asfalto volumétrica foram apresentadas por maquete pelos representantes da Ammann do Brasil ao prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, na manhã de terça-feira (12) na sala de reuniões. A estrutura, composta por chassi móvel, dosador, queimador, misturador, conjunto elevador de massa e tanque móvel, será montada ao valor de R$ 1.769.000,00 numa área de 2,5 alqueires, próximo à nova pedreira adquirida recentemente pela Prefeitura às margens da PR 317, próxima do Recanto, na saída para Ouro Verde do Oeste.

A chegada das peças, que estão sendo fabricadas na sede da Ammann, em Gravataí/RS, está prevista para o fim de maio e a usina ficará em condições de uso a partir de meados de junho.

Quando isso acontecer, a atual usina, anexa à desativada Pedreira do Marreco, no acesso ao distrito de Novo Sobradinho, encerrará suas atividades. “Ali no Recanto vamos conseguir fazer tudo num lugar só: detonar, britar e produzir o asfalto, sem ter que fazer esses deslocamentos constantes entre pedreira e usina, o que sobrecarregava o pavimento da Cirne Lima. A partir de agora, conseguiremos aumentar a produtividade, de 40 para 100 toneladas por hora, e com um custo operacional muito menor”, detalha o diretor-superintendente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), Cristopher Cristiano Carnelos de Azevedo.

“Por ser muito antiga, a usina com a qual trabalhamos desde 1989 tem peças que quebram constantemente, o que tira a linearidade da produção e isso às vezes atrasa nosso cronograma. Agora conseguiremos produzir mais com um custo menor”, complementa.

De acordo com o prefeito Lucio de Marchi, a chegada em breve da nova usina de asfalto representa avanço para o Município de Toledo. “Este é um grande sonho que se realiza, um legado que ajudará muito no desenvolvimento de Toledo nos próximos anos. Pelo ganho de produtividade e pela economia aos cofres públicos, trata-se de um investimento que ‘se paga’ em pouco tempo, em torno de um ano. Conseguiremos executar mais obras com o mesmo recurso. A economia esperada gira em torno de 10%”, afirma.

Transnacional com matriz na Suíça, a Ammann colocará à disposição o que existe de mais moderno no mundo em termos de maquinaria e insumos, possibilitando a fabricação de diversos tipos de asfalto, dos mais simples (como o usado em operações de tapa-buraco “a frio”) aos mais sofisticados – usados pelas concessionários das principais rodovias do Brasil. Além de fabricar, a empresa também montará toda a estrutura e treinará a equipe que executará este serviço. “Este investimento vem justo no momento em que estamos colocando em prática o maior programa de recape de nossa história na cidade, bem como estamos ampliando e melhorando a malha viária de estradas rurais asfaltadas”, comenta o prefeito. “A chegada desta nova usina de asfalto é uma questão de gestão, pois resolve um problema de mais de 30 anos, em que Toledo vivia o absurdo de ter pedreira e usina de asfalto tão distantes, e melhora a eficiência de algo tão importante para nossa população”, salienta.

Com assessoria

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