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Municípios Investimento de R$ 6,5 milhões

Pato Bragado caminha para ter 100% das estradas do interior com asfalto e pedras poliédricas

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Quatorze quilômetros de vias com pedras poliédricas receberão investimento de R$ 6,5 milhões. Expectativa é de que até o fim do ano todo trajeto escolar esteja pavimentado com pedras irregulares e a maior parte com asfalto, eliminando as estradas cascalhadas no município (Fotos: Sandro Mesquita/OP)

A região Oeste do Paraná é uma das mais ricas do país na produção agropecuária, com destaque para soja, milho, frango, suínos e gado de leite, oportunizando a geração de emprego e renda para quem vive no interior.

Tamanha força no agronegócio requer investimentos em estradas de qualidade para escoar os produtos produzidos no campo. E, neste sentido, Pato Bragado tem se destacado. Recentemente, a prefeitura anunciou que R$ 6,5 milhões serão destinados à pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), beneficiando praticamente todas as linhas do município.

Serão asfaltados e sinalizados 14 quilômetros de estradas rurais que atualmente possuem pedras poliédricas (irregular) distribuídas nas linhas KM 13, Dois Vizinhos, Flor do Sertão, São Francisco, Bariguí, Oriental, Itapiranga, KM 05, Cristal, além do pátio do Centro Poliesportivo Cristal.

 

PROCESSO LICITATÓRIO

Conforme o vice-prefeito Dirceu Anderle, o processo licitatório será na modalidade concorrência pública. Ele explica que, devido à extensão da pavimentação e do valor expressivo de investimento, o processo foi dividido em dez itens e será realizado no dia 11 de março. “Esse será o maior pacto de asfalto em CBUQ já realizado no município”, garante.

Prefeito Leomar Rohden (Mano) e o vice Dirceu Anderle: “É o maior pacto de asfalto em CBUQ já realizado no município” (Foto: Marili Koehler)

 

ASPECTOS TÉCNICOS

As estradas rurais que serão asfaltadas já possuem pedras irregulares, o que, conforme o diretor de Engenharia e Planejamento Urbano, Rafael Bortoluzzi, dificulta a pavimentação asfáltica. “Como as pedras irregulares têm ondulações, inicialmente será passado o rolo compressor para alinhar as pedras e depois faremos o reperfilamento de dois centímetros com patrola para deixar menos irregular possível. Após esse processo será feita a aplicação da capa asfáltica de três centímetros com a vibro acabadora para deixar o asfalto mais liso e homogêneo”, detalha.

De acordo com ele, esses cuidados são necessários para proporcionar maior durabilidade do asfalto, tendo em vista o tráfego pesado de veículos que transportam insumos e a produção agropecuária do município. “A projeção de duração do asfalto é de cinco anos. Ou seja, até esse período não deve aparecer indícios de rupturas ou buracos. Todavia, como a base é de pedra irregular, pode acontecer de aparecer problemas pontuais antes desse prazo, e é justamente por isso que tomaremos todos os cuidados possíveis. Queremos evitar que isso ocorra”, expõe Bortoluzzi.

Diretor de Engenharia e Planejamento Urbano, Rafael Bortoluzzi: “A pavimentação asfáltica sobre as pedras irregulares dificulta os trabalhos e exigirá maiores cuidados para evitar problemas futuros” (Foto: Marili Koehler)

 

CONFORTO E AGILIDADE

A produtora rural Isabel Barella Wolf cria gado de leite e suínos na Linha Cristal há mais de 30 anos. Ela acredita que as melhorias nas estradas devem trazer mais conforto no dia a dia e agilidade no escoamento da produção. “Com certeza vai melhorar, porque também têm muitas pessoas que fazem caminhada na estrada e se for asfalto fica melhor para caminhar”, menciona.

Produtora rural Izabel Barella Wolf: “As melhorias nas estradas devem trazer mais conforto no dia a dia e agilidade no escoamento da produção” (Foto: Sandro Mesquita/OP)

Estradas asfaltadas em Pato Bragado trazem comodidade e segurança a produtores rurais (Foto: Sandro Mesquita/OP)

Linhas que serão asfaltadas: KM 13, Dois Vizinhos, Flor do Sertão, São Francisco, Bariguí, Oriental, Itapiranga, KM 05 e Cristal (Foto: Google Maps)

 

PAVIMENTAÇÃO POLIÉDRICA

Em alguns trechos das estradas rurais do município que possuem apenas cascalho a prefeitura está executando a pavimentação com pedras poliédricas, dando sequência a um convênio firmado com a Itaipu Binacional. Segundo o vice-prefeito, serão investidos R$ 519,5 mil, beneficiando as linhas KM 05 e XV de Novembro com 4,8 mil e 6,9 mil metros quadrados, respectivamente.

“Até o fim desse mandato esperamos contar com todo trajeto escolar pavimentado com pedras irregulares e a maior parte com asfalto, eliminando as estradas cascalhadas no município”, destaca Anderle.

Serão asfaltados e sinalizados 14 quilômetros de estradas rurais que atualmente possuem pedras poliédricas: investimento de R$ 6,5 milhões (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

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