Fale com a gente

Municípios Produtos de origem animal

Posto da Adapar de Guaíra faz nove mil fiscalizações em sete meses

Publicado

em

Das 9.713 fiscalizações o destaque foi para a carne bovina, com mais de 48 milhões de quilos (Foto: Divulgação/Adapar)

O Posto de Fiscalização de Trânsito Agropecuário (PFTA) da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em Guaíra realizou, entre 1º de janeiro e 31 de julho, 9.713 fiscalizações, sendo que 65% correspondem à fiscalização de produtos de origem animal.

A PFTA de Guaíra está localizado estrategicamente na divisa do Estado do Paraná com Mato Grosso do Sul, corredor de ligação do Sul com o Centro-Oeste e Norte do Brasil, através da BR-163. Por este posto transita boa parte de produtos destinados à exportação via Portos de Paranaguá e Itajaí, bem como via portos secos, localizados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Das 9.713 fiscalizações o destaque foi para a carne bovina, com mais de 48 milhões de quilos, seguida da carne de frango, com aproximadamente 33 milhões de quilos, carne suína com mais de quatro milhões de quilos e leite com 14 milhões de litros.

No trânsito vegetal destaca-se a raiz de mandioca, com quase 20 milhões de quilos e máquinas e equipamentos agrícolas, totalizando 218 unidades. No trânsito de animais vivos destacam-se as aves (galinhas), com aproximadamente 15 milhões de unidades, suínos com cerca de 150 mil cabeças e peixes com cerca com 400 mil unidades.

O trânsito de subprodutos (couro bovino, farinha de carne e ossos, etc.) compreende cerca de 11 milhões de quilos de produtos fiscalizados.

Também foram vistoriados 799 veículos vazios. “O funcionamento do PFTA é ininterrupto, 24 horas por dia em turnos de 12×36 horas, inclusive durante a pandemia, por ser um serviço essencial. Atualmente, a nossa equipe de trabalho está composta por cinco servidores, sendo previsto 12. Preconiza-se dois servidores por turno de trabalho, um para realizar fiscalização de pista e outro para registro no Sistema de Trânsito Agropecuário (Sistean), hoje conta com apenas um servidor de plantão”, explicam os fiscais da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Guaíra.

Segundo os fiscais, a PFTA de Guaíra é de suma importância para a defesa agropecuária do Estado do Paraná, com a maior quantidade de registros dentre os postos, representando 12,4% das fiscalizações do trânsito agropecuário. “Para que haja o controle, fiscalização e o monitoramento do trânsito de animais, vegetais, insumos, seus produtos, subprodutos e resíduos, máquinas e implementos com o objetivo de mitigar ou eliminar a difusão de pragas e enfermidades no Estado do Paraná, a Adapar orienta sobre a obrigatoriedade da parada para realização da fiscalização das cargas e veículos de interesse agropecuário ao transitar pelo PFTA”, afirmam.

 

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente