Fale com a gente

Municípios Áudio polêmico

“Se Porto Mendes quiser pertencer a Mercedes e tiver legalidade para isso, vai pertencer”, diz Cleci

Publicado

em

Prefeita de Mercedes, Cleci Loffi: "Se a comunidade (em plebicito) decidir que não quer pertencer a Mercedes, a gente vai respeitar” (Foto: Arquivo/OP)

 

Em relação ao áudio que está circulando no WhatsApp e que deu o que falar neste sábado (16), no qual a prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, fala sobre a articulação para desmembrar Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon e anexá-lo ao município mercedense, a mandatária declarou à imprensa que foi procurada pela comunidade de Porto Mendes, meses atrás, para tratar sobre a possibilidade do distrito passar a pertencer a Mercedes e que se colocou à disposição dos moradores.

Cleci menciona que tratou sobre o assunto em Curitiba, apresentando-o a deputados. Ela acrescenta que, além de procurá-la, a comunidade de Porto Mendes já teria realizado reunião no distrito para discutir o assunto.

A prefeita nega que o áudio que está circulando em grupos de WhatsApp tenha vazado. Ela diz que trata-se de uma resposta que ela fez a um questionamento de interesse da comunidade. Cleci também destaca que não procedem os comentários de que o interesse por parte de Mercedes seja devido ao fato de, em Porto Mendes pertencendo ao município mercedense, receber mais royalties de Itaipu.

Na visão da gestora, é necessário enaltecer as potencialidades do distrito rondonense, tanto turísticas quando na agricultura, as quais, segundo ela, agregariam muito a Mercedes.

Ela afirma ter comunicado o prefeito de Marechal Rondon, Marcio Rauber, sobre o caso e que tal movimento não seria motivado como forma de reclamação da comunidade em relação ao governo dele. “Se a comunidade de Porto Mendes quiser pertencer a Mercedes e tiver legalidade para isso, vai pertencer. Agora, se não quiser, a gente vai respeitar”, declarou Cleci referindo-se ao plebiscito que poderá ser realizado para a definição da situação.

Procurado pela reportagem de O Presente, o prefeito Marcio Rauber declarou que antes de se manifestar precisa saber quando o áudio foi feito e ouvir as declarações dos envolvidos.

 

O que diz o áudio 

O áudio da prefeita de Mercedes é dirigido a uma pessoa que ela chama de “Pedrinho”, supostamente morador de Porto Mendes. Nele, Cleci conta que está retornando de Curitiba, onde estaria “fuçando” para buscar a legalidade do processo. A prefeita menciona que conversou com o “Marcel” (possivelmente o deputado estadual Marcel Micheletto) e informa que possivelmente ele vai entrar com um projeto na Assembleia Legislativa visando à realização de um plebiscito para que a população de Porto Mendes possa decidir se quer continuar pertencendo a Marechal ou se quer passar para o município de Mercedes.

 

Ouça o áudio: 

 

Manifestação recente

Em recente matéria produzida pela reportagem de O Presente alguns moradores e lideranças do distrito rondonense já haviam mencionado o desejo de que Porto Mendes passasse a pertencer ao município de Mercedes. O objetivo seria de que o distrito recebesse maior atenção das autoridades políticas e mais investimentos.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente