Fale com a gente

Geral

22 de Setembro: Dia do Contador

Publicado

em

O dia do contador é comemorado anualmente em 22 de setembro. A data é uma homenagem ao profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, ou seja, o chamado “Contador”.

A data escolhida marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Antes, havia dois cursos técnicos, o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior.O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual.

O profissional da área passou de “guarda-livros” a um profissional diversificado, que precisa estar cada vez mais atualizado com as novas ferramentas de gestão e com as constantes mudanças na legislação. Ainda assim, a contabilidade continua sendo uma profissão tradicional e clássica, mas longe de ser obsoleta, já que o contador precisou se adaptar aos novos tipos de negócios e abrir-se para novas oportunidades.

Números do Conselho Federal de Contabilidade mostram um crescimento contínuo de 2004 para 2017 na quantidade de profissionais contábeis no país (somando técnicos e contadores). Contudo, a representação da mulher na profissão ainda é menor, em todos os estados.

No Brasil, os profissionais da contabilidade já são 530.373, sendo 349.123 bacharéis e 181.250 técnicos. O estado de São Paulo concentra a maioria deles, com 151.300 trabalhadores registrados nos conselhos regionais.

Copyright © 2017 O Presente