Fale com a gente

Paraná

Paranaguá esta sob ameaça de um surto de dengue

Publicado

em

Levantamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde identificou que o mosquito Aedes aegypti está presente em toda a cidade de Paranaguá. A situação é considerada como infestação, que vem aumentando em comparação aos últimos levantamentos.

O estudo instalou 331 armadilhas pela cidade, entre os dias 7 e 11 de dezembro. O mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya foi identificado em 58% das armadilhas e a velocidade no avanço da presença do Aedes surpreendeu os pesquisadores. “A mudança foi extrema”, comenta o professor do Departamento de Zoologia da UFPR, Mario Navarro. De acordo com ele, a presença de ovos passou de próximo de 30 para mais de 500 ovos.

“Foi verificada a atividade de fêmeas adultas do mosquito em praticamente toda a área urbana de Paranaguá. Esse é o resultado das condições climáticas favoráveis com a existência de locais que permitem o desenvolvimento das larvas”, disse Navarro. O professor, que também é presidente da Sociedade Brasileira Entomologia, destaca que é necessária a remoção imediata dos criadouros.

“Já estamos iniciando a estação com um índice muito elevado de mosquitos, então qualquer entrada de vírus – seja zika, dengue ou chikungunya, você pode ter uma epidemia. É um cenário extremamente delicado”.

A aplicação de fumacê acontece na cidade desde o começo da semana. No entanto, a participação da comunidade no combate ao mosquito é fundamental. “O inseticida atinge o mosquito adulto, ele não vai atingir o ovo. A chave é a remoção de qualquer possível criadouro na residência, local de trabalho e de toda a vizinhança. Tampar a caixa d’água, retirar todo o lixo e cobrar do município a limpeza pública com a maior agilidade possível”, reforça Navarro.

 

Paraná

Outros 19 municípios apresentaram alta infestação do mosquito: Jacarezinho, Capanema, Nova Aurora, Douradina, Santa Helena, São José das Palmeiras, Guaíra, Amaporã, Lupionópolis, Dois Vizinhos, São Miguel do Iguaçu, Cidade Gaúcha, Londrina, Borrazópolis, Grandes Rios, Campo Mourão, Mamborê, Diamante d’Oeste e Maripá.

 

Com informações Massa News

Copyright © 2017 O Presente