Fale com a gente

Paraná Melhorias

Agentes penitenciários se reúnem em frente ao Palácio Iguaçu para pedir melhores condições de trabalho

Publicado

em

Ato ocorre nesta terça-feira (16), em Curitiba; categoria quer a regulamentação da carreira (Foto: Reprodução/RPC)

Agentes penitenciários se reúnem, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (16) em frente ao Palácio Iguaçu, que é a sede do governo estadual, para pedir melhores condições de trabalho.

Eles discutem, em assembleia extraordinária, um plano de lutas para reivindicarem as melhorias. Os agentes penitenciários querem regulamentação da carreira, de acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen).

O Sindarspen informou que aproximadamente 400 pessoas participam do ato nesta manhã. A Polícia Militar (PM) não contabilizou quantas pessoas estão no local.

 

A demanda

Conforme a categoria, em oito anos, o número de presos nas penitenciárias do Paraná subiu de 14 mil para 21mil, enquanto a quantidade de agentes caiu.

Segundo uma estimativa do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), há a necessidade de 6,4 mil vagas de agentes penitenciários para atender a demanda da segurança pública.

 

O ato

A assembleia estava marcada para as 09 horas, mas começou 40 minutos depois, de acordo com o Sindarspen. Os agentes penitenciários devem ficar em frente ao Palácio Iguaçu durante toda a manhã.

À tarde, pretendem ir aos gabinetes dos deputados estaduais para falar sobre a necessidade da regulamentação da carreira que, para ser implementada, precisa ter um projeto de lei aprovado pelos parlamentares na Assembleia Legislativa do Paraná.

O sindicato solicitou uma reunião com o secretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, para apresentar a proposta da categoria e pedir agilidade na regulamentação da carreira.

Até a publicação desta reportagem, o governo estadual não havia informado se o secretário da pasta ia receber os agentes penitenciários.

 

Com RPC Curitba e G1 PR 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente