Fale com a gente

Paraná

Cataratas do Iguaçu ganham as telas do cinema em grandes produções

Publicado

em

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), estão em dois filmes em cartaz no Brasil, um deles premiado em março com o Oscar, considerado o reconhecimento máximo do cinema internacional.

O chileno “Uma Mulher Fantástica” venceu na categoria melhor filme estrangeiro e garantiu outros três prêmios no Festival de Berlim em 2017.

 

As quedas fazem parte também do filme “Pantera Negra”, há quatro semanas em primeiro lugar no ranking de maiores bilheterias no país. Desde que estreou no Brasil, o longa já faturou cerca de R$ 10 milhões.

 

Custo-benefício
 
A definição do cenário para as locações de um filme, explica a professora do curso de cinema da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Francieli Rebelatto, está diretamente ligada à relação custo-benefício da produção.

 

“Alguns cenários são escolhidos por serem conhecidos mundialmente ou por estarem praticamente prontos, como cidades do sul do país para filmes ambientados na imigrações alemã e italiana, por exemplo.”

 

Para uma cidade turística como Foz do Iguaçu e a região, diz, a divulgação por meio de ações de marketing de interesse de financiadores locais também tem como objetivo atrair visitantes para o destino.

“É claro que é preciso haver uma justificativa, uma ligação entre o cenário e a história que está sendo contada”, observa.

Francieli destaca ainda que durante a locação, a cidade e a economia local são beneficiados diretamente já que a equipe se hospeda, se alimenta, usa o transporte e gera empregos temporários com a contratação de figurantes e outros serviços.

 

Categorias

A categoria aventura aparece em primeiro lugar na lista de grandes produções nacionais e estrangeiras com imagens do maior conjunto de quedas d’água do mundo.
Mas, há espaço também para dramas, animações e filmes históricos, como “A Missão”, em que um dos atores principais, Jeremy Irons, aparece escalando os paredões do cânion que forma as cataratas já nas primeiras cenas.

Em “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, a produção localiza o atrativo em algum lugar da América do Sul, mais próximo da Amazônia, distante cerca de 3,5 mil km da fronteira com a Argentina, onde está.

 

 

Pantera Negra (2018)

 

Paddington 2 (2017)

 

Pela Janela (2017)

 

Tartarugas Ninja – Fora das Sombras (2016)

 

“If Cats Disappeared From The World” (2016)

 

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

 

Felizes Juntos (1998)

 

A Missão (1986)

 

007 – Contra o Foguete da Morte (1979)

Com informações G1

Copyright © 2017 O Presente