Fale com a gente

Paraná 2,5 pontos na escala Richter

Centro de sismologia confirma tremor de terra em cidade da Grande Curitiba

Publicado

em

(Foto: Reprodução)

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (SUS) confirmou que detectou um tremor de 2,5 na escala Richter em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba às 4h44 da madrugada desta quarta (13).

A USP detectou um tremor utilizando as estações da Rede Sismográfica Brasileira com epicentro próximo à cidade de Rio Branco do Sul (25.20°S , 49.31°W). Segundo o centro de sismologia, a magnitude é considerada baixa dentro da sismicidade brasileira. “Os tremores no Brasil normalmente se devem à movimentação em falhas ou fraturas geológicas na crosta terrestre. A movimentação nessas fraturas se dá devido às pressões geológicas a que a crosta está submetida”, disse o centro, em nota.

Muitos moradores da cidade relataram terem sentido o abalo e alguns até o barulho de um estrondo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o tremor não causou danos e nem deixou feridos.

Não foi a primeira vez que a terra tremeu em Rio Branco do Sul. Foram oito ocorrências entre 2015 e 2019, com magnitudes variando entre 1,8 e 2,5. Uma das explicações para os tremores é que Rio Branco do Sul está localizada sobre uma falha geológica que causa eventos de pequeno porte.

 

Com Bem Paraná
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente