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Cobrança do pedágio deve ser retomada em março em estradas do Norte Pioneiro ao litoral do Paraná

Valores ainda não foram divulgados

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(Foto: Everson Bressan-SECS/PR)

A cobrança do pedágio deverá ser retomada ainda em março deste ano em rodovias do Norte Pioneiro ao litoral do Paraná que passaram a ser administradas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro. O trecho faz parte do lote 2 do novo modelo de pedágio e abrange sete praças de cobranças.

A previsão foi informada por Fernando Milléo, gerente de operações da concessionária. Porém, ele explica que os valores das novas tarifas ainda estão sendo calculados e por isso ainda não foram divulgados.

A concessão tem algumas novidades em relação à cobrança:

motocicletas não pagam;
usuários que fizerem o pagamento por serviços automáticos, sem parar nas cabines, terão desconto de 5%;
desconto progressivo para usuários frequentes: quanto mais se passa pelo pedágio num mesmo mês, menor vai ficando a tarifa (percentuais variam de acordo com a região do estado).

“Para quem passar, por exemplo, 30 vezes no mês, ele vai ter um desconto em torno de 75% do que ele pagaria no pedágio se não tivesse esse desconto de usuário frequente. Para cada R$ 1 que ele pagaria dentro do mês, ele vai estar pagando R$ 0,25”, explica Fernando Milléo.

A concessionária só pode começar a cobrar o pedágio depois de concluir uma série de obras e reparos nas rodovias. O gerente de operações explica que os serviços ainda dependem de uma vistoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Depois de feita a vistoria e aprovada pela agência, a gente tem um período de dez dias que vai ser de ampla divulgação, de uma campanha de conscientização que vai estar nas praças indicando a data das cobranças”, disse o gerente de operações.

O lote 2 envolve 605 quilômetros de rodovias que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

De acordo com o gerente de operações, serviços como guinchos e ambulâncias devem começar a operar ainda em fevereiro.

“Uma novidade desse contrato também, é que a gente vai ter ambulâncias UTIs, com médicos enfermeiros na rodovia, então uma assistência a mais ainda para o usuário”, explicou.

A reconstrução das cabines de cobrança, assim como a contratação de funcionários, marcou a largada dos serviços da nova concessionária. O início das obras de grande porte deve demorar um pouco mais para terem início.

“Uma rodovia que ficou dois anos sem um pedágio, uma concessão, então a gente precisa nesse primeiro momento ‘curar as feridas’ dela. Em um segundo momento, quando ela já estiver estabilizada, com todo sistema, a gente desenvolvendo os projetos, vai iniciar as obras, vindo com benefícios maiores aos usuários”, disse o gerente de operações.

Obras previstas lote 2:

Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;
Duplicação PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná;
Duplicação PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;
Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;
Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.

Com G1

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