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Paraná Aumento dos registros

Empresas de telefonia, academias, bancos, financeiras e companhias aéreas lideram reclamações on-line na pandemia, aponta Procon-PR

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(Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) registrou, pelos canais online, mais de 88 mil reclamações de consumidores, entre abril e setembro de 2020, segundo dados do órgão.

As empresas que lideraram as denúncias neste período no estado, de acordo com o Procon, foram academias, operadoras de telefonia, bancos, financeiras e companhias aéreas.

Do total de 88.820 reclamações recebidas no Paraná pelos canais virtuais, 66.873 foram registradas pela plataforma consumidor.gov.

No site, que recebe registros de todo o país, segundo o Procon-PR, houve aumento de 56% no número de denúncias de clientes paranaenses, em comparação com o mesmo período de 2019, passando de 42.730 para 66.873 registros.

Considerando as plataformas locais, o Procon-PR recebeu outras 21.947 reclamações durante os seis primeiros meses de pandemia.

 

RECLAMAÇÕES

A orientação do Proncon-PR é para que os consumidores busquem prioritariamente as plataformas online para o registro de reclamações, considerando os cuidados diante da pandemia do novo coronavírus.

O principal canal utilizado é o consumidor.gov, que reúne mais de 900 empresas, incluindo os setores de telefonia, bancos, financeiras, companhias aéreas e lojas.

Caso a empresa sobre a qual o cliente possui reclamação não esteja cadastrada na plataforma nacional, é possível registrar a denúncia pelo site do Procon-PR.

De acordo com o órgão, o consumidor precisa ter em mãos documentos como RG, CPF e as notas fiscais da compra ou comprovantes do produto ou serviço sobre o qual se sentiu prejudicado.

O atendimento por telefone funciona pelos números 0800-41-1512 e (41) 3223-1512.

 

Com G1

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