Fale com a gente

Paraná Secretaria de Saúde

Idosa é a primeira vítima fatal de dengue neste ano em Cascavel

Publicado

em

Foto: Divulgação

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu na manhã de sexta-feira (05) a confirmação da Secretaria de Estado da Saúde de um óbito por dengue no Município de Cascavel. Trata-se de paciente do sexo feminino, de 80 anos, moradora do Bairro Alto Alegre, atendida em hospital privado da cidade. A paciente apresentou os primeiros sintomas na primeira quinzena de março e teve piora do quadro durante o internamento. O óbito ocorreu no dia 30 de março. Trata-se de um caso de dengue autóctone (contraído no próprio Município).

A Divisão de Vigilância Epidemiológica foi informada do óbito na terça-feira (02) e, com base na notificação do hospital e nos resultados de exames, junto com a 10ª Regional de Saúde, solicitou parecer do nível central da Sesa para confirmação do óbito por dengue, o que ocorreu somente na sexta-feira.

“A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação de todos no combate ao vetor transmissor da dengue, para que possamos evitar um maior número de pessoas doentes. É importante eliminar todo e qualquer tipo de foco e criadouro do Aedes aegypti”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.

 

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas característicos da dengue são febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Os casos suspeitos e os positivos devem ficar atentos aos sinais de alarme da doença: pressão baixa, dor abdominal, náuseas, vômitos, tontura, sangramento gengival/nasal, taquicardia e alteração de exames laboratoriais. Por isso, é importância procurar atendimento de saúde em caso de alguns desses sintomas.

 

COMO EVITAR?

Com medidas simples, como acondicionar corretamente os resíduos sólidos (lixo), pode-se evitar a doença. Garrafas devem ser armazenadas de boca para baixo em local coberto, assim como os pneus devem ser deixados em local coberto até devolução no local de compra (política reversa); pratos e vasilhas de alimentos dos animais domésticos devem lavados com água e sabão semanalmente; colocar areia nos pratos dos vasos de plantas; manter piscinas sempre limpas mesmo quando estão sem uso (importante higienização com cloro e filtração periódica); manter calhas livre de sujidades; manter reservatórios de água sempre bem vedados estão entre as ações rotineiras que contribuem para eliminar o mosquito transmissor.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente