Fale com a gente

Paraná Doença

Morre adolescente com meningite bacteriana; família doa órgãos

Publicado

em

Adolescente de 15 anos com meningite bacteriana morreu na Santa Casa de Campo Mourão (Foto: Reprodução/RPC)

A adolescente Nathalia Ferreira Hernando, de 15 anos, morreu na terça-feira (26) em Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná. Exames confirmaram que ela estava com meningite bacteriana, do tipo b.

A jovem tinha sido internada na última sexta-feira (22) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Campo Mourão. A morte encefálica dela foi confirmada nesta terça.

A família doou os órgãos da adolescente. O fígado foi para um paciente de Cascavel, no oeste do Paraná, os dois rins para Curitiba e os tecidos dos olhos foram levados para Maringá, no norte do estado.

Segundo Marcos Roberto Belatto, da organização de procura de órgãos, todo o processo passa por avaliação clínica e o uso de antibióticos.

“Então você tem o que a gente chama de infecção controlada. É aquele processo infeccioso que o antibiótico deu conta de resolver e vai continuar dessa forma, então isso elimina o risco de complicação. E o receptor vai ser acompanhado também”, detalhou.

 

Bloqueio da doença

A bactéria da meningite é transmitida pela saliva. Como medida de prevenção, para o chamado bloqueio da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão adotou algumas ações para que outras pessoas não sejam contaminadas.

Colegas de sala de aula, professores e familiares que tiveram contato com Nathalia foram medicados.

“Aqueles alunos que tiveram contato com ela por mais de quatro horas consecutivas, os professores que estiveram ali, eles estão tomando essa medição. Os pais estão recebendo a medicação”, explicou o secretário de Saúde de Campo Mourão Sérgio Henrique dos Santos.

Segundo Santos, quem teve um contato rápido com a jovem não tem com o que se preocupar.

“Não é motivo para alarde porque está sob controle e estamos acompanhando aqueles que tiveram contato. Desses dias que estamos acompanhando que teria que surgir algum sintoma, relacionado a dor de cabeça e febre, que são características da meningite e, por enquanto, ninguém com esses sintomas”, disse o secretário.

 

A meningite b

A meningite do tipo b não é a mais comum, mas de acordo com o Ministério da Saúde é um dos tipos mais graves. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, náuseas, calafrios e rigidez no pescoço.

A vacina contra a meningite b só é encontrada na rede particular. Nos postos de saúde só tem vacina para o tipo c da doença.

 

Caso de meningite confirmado em Sarandi

Também foi confirmado um caso de meningite em Sarandi, no norte do Paraná. Trata-se de um menino de 3 anos, que está internado no Hospital Universitário de Maringá.

Segundo as informações da Vigilância Epidemiológica, a criança está bem e ainda não se sabe qual o tipo de meningite.

A assessoria da Prefeitura de Sarandi informou que o menino não estava indo à creche antes da internação, e que, portanto, não há risco de contaminação.

 

Com RPC 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente