Fale com a gente

Paraná Quadro epidemiológico

Número mais alto de casos do novo coronavírus é registrado no mês de novembro no Paraná, aponta Sesa

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Pexels)

O mês de novembro registrou o maior número de casos do novo coronavírus no Paraná, desde o início da pandemia.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram registrados 66.179 casos em novembro, quase o dobro do mês anterior (34.238).

Conforme a secretaria, esses números registrados em novembro são de casos novos e também de casos mais antigos, que só foram confirmados agora e incluídos nos boletins de novembro.

O número mais alto de confirmações da doença tinha sido em agosto, com pouco mais de 55 mil casos. Confira no gráfico abaixo:

(Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – Sesa)

 

MORTES

Em novembro, 934 paranaenses morreram vítimas da Covid-19. O número mais alto de óbitos foi registrado em agosto, com 1.352. Veja abaixo:

(Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – Sesa)

 

SITUAÇÃO DO ESTADO

O Paraná chegou a 282.645 casos confirmados de Covid-19 e 6.160 mortes registradas pela doença, de acordo com o boletim da Sesa, divulgado nesta terça-feira (1º).

O relatório apontou 5.221 novos diagnósticos em relação ao boletim de segunda-feira (30), um recorde nos números de divulgação diária no estado.

Deste total, 2.682 são casos registrados entre maio e domingo (29).

Também foram divulgadas 61 novas mortes em relação ao boletim anterior.

Governo do Paraná decreta toque de recolher em todo o estado

 

OCUPAÇÃO NOS HOSPITAIS

De acordo com a Sesa, 1.083 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em hospitais.

São 790 pacientes em leitos do SUS e 293 em leitos da rede particular. Há outros 1.536 pacientes internados que aguardam resultados de exames.

Por causa da alta ocupação nos leitos de hospitais, as cirurgias eletivas no estado estão suspensas.

Confira, abaixo, a taxa de ocupação de leitos hospitalares SUS exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19:

84% dos 1.036 leitos de UTI adulta

68% dos 1.462 leitos de enfermaria adulta

50% dos 22 leitos de UTI pediátrica

50% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica

Considerando a divisão de leitos no estado em cada uma das macrorregiões, a macrorregião Leste — que abrange Curitiba, o Litoral e cidades como Ponta Grossa e Guarapuava — registra a maior taxa de ocupação.

Veja, abaixo, a situação das UTIs para adultos em cada uma delas:

Leste: 91%

Noroeste: 82%

Oeste: 70%

Norte: 75%

 

CENÁRIO DA CAPITAL

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, os leitos de UTI para adultos com suspeita ou casos da Covid-19 pela rede pública de saúde estão com 92% de ocupação na cidade. São 306 pacientes internados e um total de 334 vagas.

O município informou que a taxa geral de ocupação dos leitos pelo SUS é de 91%. Conforme os dados da prefeitura, estão ocupados seis dos 10 leitos de UTI pediátricos para Covid-19, com taxa de 70% de ocupação.

Dos 453 leitos de enfermaria para pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19, 383 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 85%.

Curitiba volta para bandeira laranja, fecha bares e casas noturnas e altera horário do comércio, shoppings e restaurantes. A capital registrou, nesta terça-feira, 1.302 novos casos de Covid-19 e 13 óbitos, conforme o boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Oito dessas mortes ocorreram nas últimas 48 horas.

Ao todo, são 1.758 mortes na cidade provocadas pela doença.

Com os novos casos confirmados, 80.062 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia.

De acordo com a prefeitura, são 13.253 casos ativos na capital, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Copyright © 2017 O Presente