Fale com a gente

Paraná Novo modelo

Parquímetros do Estarfi começam a ser retirados em Foz do Iguaçu; eles serão substituídos por aplicativo em 2022

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Foz do Iguaçu

Um aplicativo de celular irá substituir os parquímetros do Estacionamento Regulamentado de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a partir de 2022, de acordo com a prefeitura. Nesta quinta-feira (9), os equipamentos começaram a ser retirados das ruas da cidade.

A prefeitura informou que os parquímetros usados nas últimas três décadas são caros para o município pela manutenção, como também por serem alvos constantes de vandalismo.

No período de transição entre os sistemas, conforme informou o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (FozTrans), continua valendo a rotatividade das vagas, com duração máxima de duas horas.

Agentes do Estarfi estarão nas ruas fiscalizando e também orientando os usuários sobre o novo modelo.

De acordo com o FozTrans, as notificações aplicadas até esta quarta-feira (8) poderão ser pagas em até sete dias úteis com orientadores ou na sede do Estarfi, na Avenida Juscelino Kubitscheck, nº 337.

Os usuários que possuem créditos para estacionamento, segundo o FozTrans, serão automaticamente migrados para o novo sistema. Usuários que utilizam o atual aplicativo também podem solicitar a devolução dos créditos pela plataforma.

Novo sistema

Os equipamentos, de acordo com a prefeitura, serão substituídos pela tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que irá medir o tempo em que os carros estão nas vagas e que poderá também identificar placas de veículos furtados e roubados e automaticamente acionar a polícia.

A prefeitura informou ainda que está em andamento a contratação de empresa que fará a operação do novo Estarfi, que será operado por aplicativo de celular e terá também o apoio de estabelecimentos comerciais como pontos de venda de crédito aos usuários do serviço.

Os condutores poderão fazer a compra utilizando moedas e cédulas, além de cartão de crédito ou débito ou PIX (sistema de pagamento imediato do Banco Central).

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente