Fale com a gente

Paraná OPERAÇÃO VERÃO CONSCIENTE

Polícia registra queda na criminalidade nos primeiros 20 dias da temporada de verão

Publicado

em

(Foto: Divulgação/PM)

As primeiras semanas do Verão Consciente 2020/2021 foram intensos para a Polícia Militar. Todas as atividades preventivas e orientações à população foram reforçadas no estado, em especial nas praias da Costa Leste e nas regiões de rios e lagos das Costas Oeste e Noroeste. O balanço da Polícia Militar, divulgado neste sábado (09/01), aponta a redução ou estagnação de crimes como furtos, roubos e casos de perturbação do sossego nestas áreas.

Na Costa Leste o destaque é para a redução dos furtos (-40,1%), de casos de perturbação do sossego (–15,6%) e o número de 20.417 pessoas que foram orientadas pelas equipes policiais com relação às medidas de proteção ao coronavírus. Na Costa Oeste, o número de abordagens a pessoas (7.027) e a veículos (3.989) foi essencial para colaborar na apreensão de armas de fogo (07). Já na Costa Noroeste, nos principais portos com praia, houve redução de -50% dos casos de ameaças e nenhum registro de furto qualificado e de vias de fato.

A avaliação do Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, é de que com planejamento antecipado, foi possível aplicar os efetivos de reforço justamente nos pontos que mais careciam de policiamento, e com a presença maciça de viaturas, motos, embarcações e módulos móveis, crimes deixaram de ocorrer e a população teve maior sensação de segurança.

“Temos uma avaliação positiva nos indicies que se referem diretamente à segurança pública. Houve redução de roubos, de furtos e de outros crime. Com isso, percebemos a aplicação coerente e correta do policiamento, inclusive tivemos aumento na apreensão de drogas e de armas no período. Além disso, constatamos que o trabalho de inteligência, aliado ao policiamento ostensivo, tem surtido efeito”, disse o coronel Hudson.

COSTA LESTE – O comparativo de 20 dias desta temporada de verão com o mesmo período do ano anterior feito pela Polícia Militar demostra a queda de crimes, maior quantidade de apreensões de armas de fogo e o aumento de orientações aos veranistas sobre medidas gerais e com relação ao decreto estadual de prevenção ao Covid-19.

No período analisado, as principais quedas foram dos crimes de furtos (-40,1%), de 311 para 186 casos, de violência doméstica (-11,8%), de 152 para 134, e de perturbação de sossego (-15,6%), de 141 foi para 119. Os acidentes de trânsito urbano também tiveram queda (-33,5%), de 146 ocorrências para 97, e com a presença mais forte das equipes policiais de trânsito, a fiscalização foi redobrada, tanto que o resultado foi o aumento de 97% de lavratura de infrações (de 1.332 foi para 2.624).

As apreensões feitas pelas equipes policiais também tiveram um aumento significativo. As abordagens, operações de trânsito e o atendimento geral de ocorrências auxiliaram no acréscimo de 300% de apreensões de armas de fogo (de 03 foi para 12), dado que influencia diretamente na redução de outros crimes, como roubos, latrocínios e homicídios, segundo o coronel Hudson.

O trabalho de orientação dos policiais militares com relação às medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus foi outro foco de atuação nas praias. Em 20 dias de Verão Consciente, 20.417 pessoas foram orientadas sobre situações diversas, incluindo sobre a importância do uso de máscara, do distanciamento social e da não aglomeração neste momento delicado da pandemia.

COSTA NOROESTE – A preparação da Polícia Militar incluiu também reforços nas regiões de praia de água doce do Noroeste paranaense, devido a procura da população nesta época do ano pela região. A atuação da Corporação, por meio do 3º Comando Regional da PM (3º CRPM) foi mais intensa na cidade de Porto Rico, e nos portos de São José e de Maringá, que pertencem aos municípios de São Pedro do Ivaí e Marilena, respectivamente.

Considerando a comparação entre os primeiros 17 dias desta temporada com a anterior nestes municípios, o volume de ocorrências atendidas pela PM sofreu um aumento: de 51 subiu para 56. A análise do 3º CRPM, aponta ainda que houve redução de 50% dos casos de ameaça (de 06 para 03), bem como nos furtos no geral (de 04 caiu para 02). Os furtos qualificados e as ocorrências de vias de fato tiveram queda de 100%, ou seja, não houve registro desses crimes nos primeiros 17 dias deste verão. As ocorrências de perturbação do sossego ficaram estáveis (um caso para cada período).

“Percebemos que os números de crimes foram reduzidos em relação ao mesmo período do ano passado e durante o Verão Consciente serão empregados 412 policiais militares. Temos trabalhado bastante no sentido preventivo, inclusive com orientações no sentido de uso de máscara, do distanciamento social”, explicou o major Moreira, do 3° CRPM.

COSTA OESTE – As equipes do 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM) intensificaram as ações preventivas nas regiões de rios e prainhas artificiais da Costa Oeste por conta do aumento de pessoas nessas regiões no verão. Além das unidades de área, os batalhões especializados da PM também empregaram reforços, como o Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

Em 22 dias de atuação, entre 18 de dezembro e 08 de janeiro, as equipes das unidades policiais da região fizeram 7.027 abordagens a pessoas e 3.989 a veículos, sendo que houve 24 prisões, um adolescente apreendido, sete Termos Circunstanciados lavrados e sete mandados de prisão cumpridos. Também houve apreensão de cinco gramas de crack, e 81 gramas de maconha no período analisado.

O trabalho incluiu ainda abordagens a estabelecimentos comerciais (499) e apreensões de armas de fogo (07), de munições (45) e de pacotes de cigarro contrabandeados (450). O policiamento da PM também resultou na recuperação de dois veículos com alerta de furto/roubo, que posteriormente retornaram aos respectivos proprietários.

 

Com AENotícias

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente