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Prova para avaliar nível de aprendizado na rede pública do Paraná é aplicada com erros
A segunda etapa da Prova Paraná, criada pelo governo estadual para avaliar o nível de aprendizado nas escolas da rede pública, foi aplicada nesta terça-feira (11) com erros em enunciados, de digitação e até falhas na impressão.
Em uma questão de matemática, o cálculo é pedido em metros, mas as marcações estavam todas em centímetros. Em outro exemplo, a dica para os alunos encontrarem as respostas corretas está errada. A linha marcada é a 11, enquanto é na 18 que está a resposta.
Em uma questão de matemática, o cálculo é pedido em metros, mas as marcações estavam todas em centímetros (Foto: RPC/Reprodução)
Erratas nos cadernos de prova foram encaminhadas para as escolas na segunda-feira (10), segundo o diretor de colégio em Maringá. Mas até nas erratas havia erros de concordância, por exemplo.
“A gente foi surpreendido com essas erratas. Reuni a equipe pedagógica para nos organizarmos da melhor forma possível porque a aplicação da prova iria ocorrer. Tivemos problemas, houve reclamações, mas os professores foram compreensivos”, afirma o diretor.
O diretor, no entanto, admite que os erros possam prejudicar o desempenho e resultado dos alunos na avaliação. “Tentamos fazer da melhor forma possível [as correções]”, diz.
Erratas nos cadernos da Prova Paraná foram encaminhadas para as escolas na segunda-feira (10) (Foto: RPC/Reprodução)
Diante dos problemas, os núcleos regionais vão elaborar relatórios que serão enviados à Superintendência da Secretaria Estadual de Educação na tentativa de zerar as falhas para a próxima etapa da avaliação, marcada para setembro. A primeira ocorreu em março.
“Esperamos que isso não venha ocorrer novamente. Mas precisamos parabenizar com notoriedade que as equipes diretivas das escolas conseguiram resolver isso de forma muito profícua”, afirma a coordenadora pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Gabriela de Angelis Barros.
Com RPC Maringá e G1 PR