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Paraná Procon-PR

Reclamações de consumidores sobre crédito consignado sobem 132% em um ano no Paraná

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(Foto: Geraldo Bubniak/AENPr)

As reclamações presenciais de consumidores paranaenses sobre o crédito consignado subiu 132,27% em um ano, de acordo com o Procon-PR. Nos dez primeiros meses de 2020 foram registradas 282 denúncias e no mesmo período deste ano 655.

Ainda de acordo com o órgão, vinculado a Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, na plataforma online do consumidor as denúncias também aumentaram. Nos dez primeiros meses do ano passado foram registradas 4.546 denúncias, contra 4.746 neste ano.

Entre as principais reclamações está o depósito de dinheiro feito sem autorização do consumidor, o que leva ao desconto de parcelas diretamente no contracheque do correntista ou do benefício previdenciário.

Nestes casos são aplicadas multas contra as instituições financeiras. Além disso, é determinada a restituição em dobro dos valores cobrados indevidamente, com correção monetária e juros legais.

 

O que fazer

A orientação do Procon-PR é para que as vítimas, ao constatarem depósitos não autorizados na conta, procurem imediatamente a instituição financeira que depositou o valor e formalizem a reclamação na instituição de defesa do consumidor da cidade em que mora.

 

Orientações e cuidados

Ler o contrato atentamente;
Não assinar nenhum documento caso haja alguma dúvida;
Não passar dados sensíveis (CPF, RG, endereço, informações bancárias) por telefone;
Exigir todas as informações sobre o crédito concedido;
Não pagar valores antecipados para fazer qualquer empréstimo.

 

Com G1

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