Fale com a gente

Paraná Saúde

Redes farmacêuticas registram problema com oferta até de medicamentos convencionais para gripe

Publicado

em

(Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Falta de medicamentos atinge farmácias de todo o Paraná

As farmácias de Toledo enfrentam a escassez de medicamentos desde o início do ano, mas com a chegada do inverno, o problema se agravou por que a procura de remédios para tratar agravos respiratórios aumentou.

Os farmacêuticos relatam ainda que tem recebido prescrições médicas indicando até 4 marcas/laboratórios para os pacientes esgotarem as possibilidades ao procurar o medicamento de que precisam.

A situação não é isolada, em todo país a falta de medicamentos preocupa. Em contato com a indústria farmacêutica, a resposta é evasiva e não aponta para um prazo com estimativa de solução.

De forma geral os laboratórios informam ao município que a dificuldade de entrega está relacionada ao volume de vendas muito acima da expectativa para o período e que afetou a produção causando atraso.

Nestes dois ofícios, a justificativa é a mesma tanto para o atraso de Dipirona quanto para a Amoxilina. Recentemente a Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização de alguns lotes de Losartana Potássica, usada principalmente para controlar pressão alta.

Como há vários laboratórios que produzem o medicamento, ainda não há falta do produto no mercado local, e a orientação é que os pacientes continuem tomando a Losartana mesmo que o medicamento esteja incluído no lote que a Anvisa pediu o recolhimento.

 

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

Copyright © 2017 O Presente