Paraná Fake News

Simepar desmente segunda onda de “ciclone bomba” no Paraná

(Foto: Divulgação)

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) desmentiu na madrugada desta quarta-feira (1º) a informação sobre uma segunda onda do ciclone extratropical, também chamado de “ciclone bomba”. O fenômeno meteorológico, que atingiu o Paraná na tarde de ontem, deixou grandes estragos em muitas regiões do Paraná, inclusive em municípios do Oeste.

A informação que circulou por redes sociais dava conta de que o ciclone voltaria a atingir o Paraná nas primeiras horas de hoje. Uma das mensagens falsas que circulou é a seguinte:

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Defesa Civil alerta para segunda onda do ciclone mais forte que a primeira. Começará de madrugada e pico ao meio dia de amanhã. Gráfico dos ventos da EPAGRI e dos controladores de voo do aeroporto. O pico da esquerda foi o de hoje 30/06. O de amanhã (01/07) será com intensidade e duração maior.

Em nota divulgada no site do Simepar, entretanto, o meteorologista Samuel Brown explicou que a informação é incorreta.

“Há previsão de rajadas de vento para os setores mais ao sul do Estado, mas com valores que devem girar entre 50 e 60 km/h, em média. Ontem os valores ultrapassaram os 100 km/h em várias cidades. Para o litoral do RS e SC os ventos ainda devem atingir intensidade mais elevada”, esclareceu o especialista.

Com Preto no Branco

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO