Fale com a gente

Paraná Fase única

Vestibular da UFPR tem abstenção de 29,32%; resultado deve sair em 14 de março

Publicado

em

(Foto: Divulgação/UFPR)

Um total de 30.108 candidatos realizou ontem a prova do Vestibular 2021/2022 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por outro lado, 12.490 candidatos, de um total de 42.598 inscritos, não compareceram para fazer a prova — abstenção de 29,32%, bem menor que a do vestibular anterior, realizado em julho de 2021, que foi de 41,6%.

O gabarito provisório será divulgado nesta segunda-feira (14), no site do Núcleo de Concursos da UFPR. Os candidatos terão prazo até as 11h59 do dia 16 de fevereiro para apresentar eventuais questionamentos sobre o gabarito, o que deve ser feito em formulário específico no mesmo site.

A prova foi aplicada em cinco cidades – Curitiba, Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos – e transcorreu em clima de tranquilidade. Em razão do trânsito carregado em algumas ruas em Curitiba, os portões de todos os 40 locais de prova foram fechados às 13h40, 10 minutos além do horário previsto.

Por causa da pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo o vestibular da UFPR acontece em fase única, exceto para o curso de Música, que terá prova de conhecimentos específicos hoje.. A prova deste domingo foi composta de 60 questões objetivas e um texto dissertativo-argumentativo.

Os candidatos foram distribuídos em 2.914 turmas, das quais 30 de atendimento especial, estas com um total de 145 candidatos. Por causa das medidas de prevenção exigidas pela pandemia de Covid-19, a ocupação das salas de prova foi de apenas 70% da capacidade física.

A data provável para divulgação do resultado do vestibular é 14 de março. Em entrevista à imprensa pouco antes do início da prova, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou que, pelo fato de o vestibular ocorrer em fase única, será necessário corrigir as redações de todos os candidatos (quando o processo é em duas fases, são corrigidas apenas as redações dos aprovados na primeira fase).

Neste ano, a UFPR oferta para o vestibular 5.340 vagas em 125 cursos de graduação. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, processo seletivo com 70 vagas.

Federal retoma aulas presenciais hoje com obrigatoriedade de passaporte da vacina

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) retoma nesta segunda-feira (14) as aulas presenciais na instituição com obrigatoriedade do ‘passaporte da vacina’ contra Covid e obrigatoriedade do uso de máscara. Segundo análise da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na UFPR, há uma melhora significativa no quadro da pandemia de Covid-19 na região, tornando o retorno possível. O calendário acadêmico iniciou em 31 de janeiro, na modalidade híbrida.

“Estamos ouvindo a ciência, como fazemos desde o início da pandemia. A ciência nos dizia, e isso se confirmou agora, que no final de janeiro estaríamos no pico dos números relativos à Covid-19. Também havia a previsão de queda nos números em meados de fevereiro, na taxa de contaminação e de hospitalizações, o que está ocorrendo. Com esses dados, confirmamos a retomada das aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. O reitor lembrou que a retomada vai exigir a apresentação de comprovação de esquema vacinal contra Covid-19 e ainda o uso de máscaras, como reforço de biossegurança.

Os alunos deverão inserir os comprovantes de esquema vacinal completo contra Covid-19, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), para assistir as aulas presenciais. Os professores e as coordenações vão verificar os comprovantes dos alunos, bem como os integrantes da Comissão de Verificação.

Todos os servidores, técnicos e professores, deverão também apresentar este comprovante vacinal para ter acesso à UFPR.

Plataforma CHECK UFPR vai monitorar incidência novos casos

Todos podem utilizar a plataforma CHECK UFPR, que vai monitorar e alertar a incidência de novos casos. O aplicativo gratuito desenvolvido na UFPR funciona por meio de QR Code nas salas de aula e outros ambientes. O sistema alerta em caso de contato com pessoas que testaram positivo para Covid-19. O cadastro na plataforma e o uso do CHECK UFPR pode ser feito normalmente pelo navegador WEB, por qualquer computador ou celular. A universidade recomenda que docentes, estudantes, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados se cadastrem na plataforma antes da retomada presencial.

Os casos suspeitos de Covid-19 devem ser relatados ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES), que irá rastrear as pessoas que tiveram contato com um caso suspeito ou confirmado. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos. As coordenações de curso (em caso de alunos) e as chefias imediatas (em caso de trabalhadores) também devem ser informadas.

A comunidade da UFPR poderá entrar em contato com o NEPES pelos telefones (41) 98482- 0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail nepes@ufpr.br para esclarecimento de dúvidas, orientações e comunicações.

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente