Fale com a gente

Política Sessão solene

Câmara de Pato Bragado entrega título de Cidadão Honorário amanhã

Publicado

em

Propositor da homenagem, ex-vereador Delmar Fincke, o homenageado Elvaristo Pereira Marki e o presidente da Câmara de Pato Bragado, Adilson Manhabosco (Foto: Divulgação)

O Poder Legislativo de Pato Bragado realiza neste sábado (21) sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário a Elvaristo Pereira Marki. O evento acontecerá no Centro Cultural bragadense, às 19 horas.

O propositor da homenagem é o ex-vereador Delmar Fincke, que fez a indicação quando ainda atuava na Casa de Leis, em 2016.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Adilson Manhabosco, a indicação para conceder o título de Cidadão Honorário a Marki foi aprovada em unanimidade pelos atuais vereadores. “É essencial concedermos essa honraria para cidadãos como o senhor Elvaristo Pereira Marki, pois ele apostou em Pato Bragado, investindo no comércio local. Além disso, ele participou da comissão de emancipação, um trabalho que precisa ser reconhecido porque se não fosse ele e as demais pessoas que buscaram e lutaram pela nossa emancipação político-administrativa, hoje não seríamos um município”, enaltece, ressaltando que por meio da homenagem a Marki estende o agradecimento às demais pessoas que trabalharam nos anos de 1989 e 1990 para emancipar Pato Bragado de Marechal Cândido Rondon, por meio do Conselho de Desenvolvimento Comunitário.

 

Trajetória

Elvaristo Pereira Marki nasceu em 23 de julho de 1938, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, filho de Antônio Pereira de Melo e Maria Marki de Melo Pereira.

Aos oito anos, mudou-se para Lageado Paraíso, em Santa Rosa, ainda no Estado gaúcho e, mais tarde, foi residir no município de Alecrim, onde tornou-se funcionário público.

Nesta época, Marki adquiriu um caminhão em sociedade, quando passou a atuar também como caminhoneiro.

Casou-se em 1968 com Tenis Schoedler, com quem teve dois filhos: Edson e Aline.

Em 1974, já em Pato Bragado, investiu no ramo de combustíveis em sociedade com seu cunhado, adquirindo um posto. Até então, Marki exercia a profissão de caminhoneiro e, por vezes, trazia mudanças do Rio Grande do Sul ao Paraná.

A honraria que o cidadão bragadense receberá neste sábado deve-se especialmente à sua participação no processo de emancipação de Pato Bragado, ocorrido em 18 de junho de 1990 pela lei estadual nº 9.299.

Elvaristo Pereira Marki foi uma das importantes figuras que trabalhou no processo de emancipação, sendo vice-presidente da Comissão de Emancipação do município.

Atualmente, ele é aposentado e reside em Marechal Cândido Rondon.

 

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente