Fale com a gente

Política Medida estratégica

Especulações apontam para alterações na Lei Orgânica e no regimento interno da Câmara rondonense; mudanças permitiriam reeleição da mesa diretiva

Publicado

em

Com isso, o atual presidente Pedro Rauber poderia disputar a reeleição (Foto: Cristiano Viteck)

Conversas que ocorrem nos bastidores da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon podem trazer novidades para a eleição da nova mesa diretiva para o biênio 2023/2024, que acontece em dezembro, caso o desejo de alguns prospere.

Segundo informações, estaria havendo uma movimentação no sentido de propor um projeto de lei visando alterar a Lei Orgânica do município e o regimento interno do Poder Legislativo para permitir a reeleição da mesa diretiva. Desta forma, o atual presidente Pedro Rauber (União Brasil) poderia disputar a reeleição.

A continuidade da gestão dele tem sido analisada como estratégica. Isto porque poderia manter o grupo de situação unido, tendo em vista que outros parlamentares já manifestaram o desejo em assumir o comando da Casa de Leis, o que pode causar um racha interno; ele não tem pretensão em ser candidato a prefeito ou a vice-prefeito, ou seja, não usaria o cargo para se autopromover e postular uma indicação na chapa majoritária; e tem pulso firme para conduzir os trabalhos da Câmara, especialmente pensando em 2024, período que promete ser conturbado devido à próxima eleição municipal.

Porém, um dos entraves para que a ideia avance é que precisam de cinco assinaturas para protocolar o projeto de lei, sendo que nem todo vereador deseja se comprometer com receio da opinião pública.

 

Entendimento do STF

Vale lembrar que em fevereiro o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em julgamento que analisou o caso do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, que é permitida apenas uma reeleição ou recondução para o mesmo cargo na mesa diretiva da Assembleia, independente da legislatura.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente