Fale com a gente

Política Entrevista

“Espero que a Justiça prevaleça”, diz Copatti sobre pedido de impeachment

Com defesa apresentada ontem (26), comissão processante do Legislativo municipal tem cinco dias para analisar os argumentos apresentados pelo prefeito de Santa Helena

Publicado

em

Foto: Mirely Weirich/OP

O prefeito de Santa Helena, Airton Copatti (MDB), teve ontem (26) o prazo final para apresentar à comissão processante do Poder Legislativo sua defesa contra o pedido de impeachment protocolado no dia 27 de fevereiro pelo secretário do Observatório Social do município, Rafael Rodrigo de Lima.

Aceito para tramitar na Câmara de Vereadores por seis votos a três no dia 06 de março, para embasar o pedido de cassação do mandato de Copatti, alega-se que a administração municipal teria descumprido duas normas: a nomeação de servidores para funções gratificadas inexistentes na prefeitura e casos de nepotismo.

Em entrevista concedida com exclusividade à reportagem de O Presente na última sexta-feira (23), Copatti afirmou que a denúncia de improbidade administrativa é situação preocupante.

“Para quem já pôde observar o processo, não existe uma motivação ou fundamentação para que haja o pedido de cassação do mandato. São duas denúncias, quanto a possíveis gratificações indevidas e caso de nepotismo. A gente sabe que nepotismo é uma questão de difícil entendimento, mesmo os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm entendimentos variados, advogados e juízes, assim como para as gratificações. Falo isso porque tudo foi feito amparado por lei, por pareceres jurídicos, então tudo o que fiz ali foi de boa-fé, sabendo que eu estava fazendo a coisa certa. Tenho muita cautela nisso porque sempre trabalhei de forma honesta na minha vida particular e hoje na vida pública é a coisa que eu mais prezo: fazer a coisa honesta”, declara.

O prefeito enfatiza que considera o pedido de impeachment uma situação bastante grave porque é a população de Santa Helena que pode sofrer maiores consequências, já que o julgamento entra no campo do embate político.

“No momento em que poderíamos estar empenhados no desenvolvimento de projetos, temos que estar dedicando parte dos nossos esforços a esse tipo de situação que poderiam ser discutidas em âmbito Judiciário se há ou não alguma irregularidade naquelas gratifi cações ou se existem casos de nepotismo”, opina. “Tudo foi feito embasado em lei, então tenho muita confiança de que isso irá se resolver através da verdade. Sabemos que, no fundo, isso é tudo uma questão política e que há interesse por parte de algumas pessoas”, considera.

 

Prefeito de Santa Helena, Airton Copatti (MDB): “Parece que estão querendo atropelar o processo de uma eleição que foi legítima e estão querendo fazer um processo diferente para tirar uma administração que está trabalhando muito para o desenvolvimento de Santa Helena”

 

PROSSEGUIMENTO DO CASO

Formada pela proporcionalidade de partidos da Câmara de Vereadores, a comissão processante do processo de impeachment está composta pelos vereadores Valdonir Luis Weizenmann (Titi) (PSL), Professor Valdecir Noro (PP) e Édson Wamms (MDB). Com o recebimento da defesa de Copatti, a comissão tem o prazo de cinco dias para analisar os argumentos apresentados e decidir se será dada sequência à denúncia ou se o caso será arquivado. Ainda que optado pelo arquivamento, o processo terá que passar pela plenária da Câmara para nova votação.

 

Essa entrevista na íntegra você confere em nossa edição impressa desta terça-feira (27). 

Copyright © 2017 O Presente