Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Eu e o Ricardo nos sentimos preparadíssimos”, garante Lari Hitz

Publicado

em

Candidato a prefeito e a vice-prefeito da coligação “Renova Nova Santa Rosa”, Lari Hitz e Ricardo Lorenzatto, em visita ao Jornal O Presente (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

Trinta e quatro anos separam os candidatos a prefeito e a vice-prefeito da coligação “Renova Nova Santa Rosa” (DEM/PP), Lari Hitz (DEM) e Ricardo Lorenzatto (PP), respectivamente. De um lado, um político que já foi vereador por quatro mandatos e presidiu a Câmara Municipal, bem como foi vice-prefeito; de outro, um jovem agrônomo que entra na política pela primeira vez.

Com essa proposta de aliar a experiência com a juventude, DEM e PP apostam no início de um processo de renovação na política de Nova Santa Rosa. Em visita ao Jornal O Presente, o candidato a prefeito, acompanhado do candidato a vice, falou sobre a reta final da campanha, citou algumas propostas de governo e enalteceu que, se eleito, não disputará a reeleição: “Muitos eleitores nos dizem nesta campanha que reeleição não deveria existir”. Confira.

 

O Presente (OP): Como o senhor tem avaliado a campanha até o momento e o que espera para as próximas semanas?

Lari Hitz (LH): Estamos fazendo a campanha normalmente. A receptividade é muito boa nas nossas visitas. Está chegando a reta final e estamos acelerando os trabalhos. Cada dia que passa estamos sentindo que nosso eleitor quer mudanças. A adesão à nossa campanha está sendo bem grande e percebemos que, como houve em nível nacional essa renovação, em Nova Santa Rosa estamos caminhando neste mesmo sentido.

 

OP: Nesta reta final a campanha deve ficar mais acirrada, especialmente na busca dos votos indecisos?

LH: A nossa campanha vai continuar até o final neste mesmo ritmo, sem problema de discussão. Vamos buscar os votos indecisos e esse é o nosso objetivo, pois quanto mais corrermos atrás dos votos melhor será para nós. Não vamos entrar nesse jogo de nervos à flor da pele. Estamos sendo bem recebidos pelos eleitores, o que é de fundamental importância.

 

OP: Em algum momento chegou a se falar em Nova Santa Rosa sobre consenso. O senhor vê hoje que a possibilidade de dar ao eleitor o poder de escolha foi acertada?

LH: Com certeza. Realmente houve início de conversa sobre consenso, mas não houve consenso na conversação. Automaticamente, não houve consenso para candidatura única. Não entramos como mais uma opção, mas entramos justamente para dar oportunidade ao nosso eleitor de escolher um candidato que faça uma renovação. Vemos isso com nosso candidato a vice-prefeito, o Ricardo, que nunca participou da política, e eu nunca fui prefeito. ‘Renova Nova Santa Rosa’ é justamente para isso, para tentar fazer a partir do ano que vem um trabalho diferenciado, com ideias novas, projetos novos, equipe técnica, que vai auxiliar o prefeito e o vice-prefeito.

 

OP: A eleição de 2018 marcou um sentimento de renovação dos eleitores na política nacional. O senhor acha que esse cenário se repete na eleição de 2020?

LH: Estamos trabalhando em cima disso. Em Nova Santa Rosa, quem apoiou o presidente Jair Bolsonaro foi o nosso grupo político. Vimos bons resultados. Isso, em tese, nos favorece. Assim como aconteceu em nível nacional, também temos essa intenção de fazer uma renovação no nosso município.

 

OP: As projeções são de que 2021 será um ano difícil para os municípios, pois as prefeituras não receberão auxílio como em 2020 para enfrentar o pós-pandemia. Por outro lado, alguns adversários políticos dizem que o senhor não tem experiência de gestão pública. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

LH: Com certeza 2021 será um ano possivelmente um pouco mais difícil que 2020, mas estaremos com os pés no chão para fazer o que está ao nosso alcance. Se eleitos, não sabemos como vamos receber o município, o parque de máquinas, o caixa da prefeitura, então primeiro precisaremos fazer um levantamento. Em cima disso, temos que traçar metas para 2021 para realizarmos o essencial para atendermos o nosso munícipe, principalmente nas áreas de saúde, educação e agricultura.

 

OP: Se eleito, causa preocupação a dificuldade que pode haver em razão da pandemia?

LH: Não preocupa no sentido de ficarmos apavorados. Preocupação vai causar em todos os municípios do país, e não somente Nova Santa Rosa. Todos terão que entrar no ritmo e trabalhar diferente com aquela receita que teremos. Além disso, vamos ter que aguardar, pois hoje é difícil falar, embora a probabilidade é que 2021 seja um ano mais difícil.

 

OP: O senhor já foi vereador e vice-prefeito. Sente-se preparado para ser prefeito?

LH: Com certeza me sinto preparado, senão nem teria saído como candidato. As pessoas falam que não tenho experiência, mas nunca consegui provar como prefeito a nossa capacidade de administrar o município. Eu e o Ricardo nos sentimos preparadíssimos. Vamos montar uma equipe técnica, não tanto política, que vai nos auxiliar na administração com ideias e projetos novos.

 

OP: Qual sua opinião em relação à reeleição? O senhor acha que os eleitores de Nova Santa Rosa são favoráveis ou não?

LH: Na última eleição sentimos que muitas pessoas não querem a reeleição. Muitos eleitores nos dizem nesta campanha que reeleição não deveria existir, mas como é possível e a lei permite, não tem alternativa. Mas, no geral, muitos não querem e não gostam. Por isso já adianto que se for eleito não serei candidato à reeleição.

 

OP: Em relação às propostas de campanha, qual deve ser o norte no governo de Lari e Ricardo, caso sejam eleitos?

LH: Na agricultura, se o agricultor tiver estradas boas, nas quais consegue transportar sua produção, e atendimento com maquinário para o que precisa no pátio, é o essencial. Na cidade, temos vários projetos, como de arborização e padronização das calçadas. O nosso município carece de sombra. Na saúde algumas questões poderão ser mudadas, pois há muitas reclamações dentro de alguns setores dentro da saúde. Aos poucos precisamos melhorar. O que está funcionando bem não deve ser mexido, mas onde há falhas vamos resolver dentro das possibilidades.

 

OP: O senhor buscou um nome para ser o seu vice que é fora da política e é jovem. Essa dobradinha casou bem?

LH: Muito bem. Na nossa campanha muitos eleitores elogiam e parabenizam a nossa coragem de enfrentar uma eleição nesta situação. É difícil fazer uma campanha contra a máquina pública e, felizmente, formamos uma boa dupla. O Ricardo é um jovem que nunca esteve envolvido na política, mas tem muita força de vontade, está com gás e certamente vai ajudar muito no nosso governo. O Ricardo é uma renovação. Se não começarmos a renovar na política ficaremos sempre na mesmice. Nossa meta é atingir a renovação dentro da política de Nova Santa Rosa. Queremos incentivar os jovens a participar da política.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente