Fale com a gente

Política Marechal Rondon

Justiça Eleitoral deve decidir até sexta-feira sobre eventual falta de filiação do vereador Sauer

Publicado

em

Vereador de Marechal Rondon, Vanderlei Sauer (Foto: Arquivo/OP)

A campanha eleitoral iniciou há poucas semanas e o vereador de Marechal Cândido Rondon, Vanderlei Caetano Sauer, já tem uma pendência para resolver, a qual, inclusive, traz riscos à sua candidatura. O motivo é que ele não consta como filiado no Democratas, partido no qual foi eleito em 2016.

Sauer era policial militar e, na campanha passada, por esta condição tinha direitos diferenciados em relação à filiação. No entanto, ao ser eleito ele entrou para a reserva – o que lhe tirou essa condição.

Agora, circula no WhatsApp a certidão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que atesta que ele não é filiado a nenhum partido.

Ao O Presente, uma fonte ligada ao grupo informou que como estava exercendo o mandato pelo DEM o partido entendeu que a filiação seria automática.

Sauer foi intimado pela Justiça Eleitoral e, para comprovar seu vínculo com a sigla, deve apresentar atas de reuniões, matérias divulgadas na imprensa, dentre outros meios. A defesa deve se valer da Súmula 20 do TSE, a qual aponta que “a prova de filiação partidária daquele cujo nome não constou da lista de filiados (…) pode ser realizada por outros elementos de convicção”.

O prazo para apresentar a defesa encerra hoje (12). A expectativa é que a decisão da Justiça Eleitoral saia até sexta-feira (16).

O vereador é uma das principais lideranças do Democratas de Marechal Rondon, aliado do prefeito Marcio Rauber (DEM) e considerado um nome forte na chapa proporcional da sigla na disputa pela reeleição. Em 2016, ele foi segundo candidato a vereador mais votado no município, quando recebeu 1.238 sufrágios.

(O Presente)

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente