Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Nossa principal proposta é cuidar das pessoas”, afirmam Mano e John

Publicado

em

Escolhidos em convenção como candidato a prefeito e a vice-prefeito de Pato Bragado, pelo grupo de situação, eles enaltecem os investimentos para oferecer ainda mais qualidade de vida aos munícipes (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

As convenções do grupo de situação em Pato Bragado confirmaram a candidatura à reeleição do prefeito Leomar Rohden (Mano) (MDB). No entanto, a dobradinha passa a ter uma mudança. Atualmente, o vice-prefeito é Dirceu Anderle (PP). Em seu lugar, para completar a majoritária, os convencionais escolheram o ex-secretário de Saúde, John Nodari (PSD).

Em visita ao Jornal O Presente, os dois enalteceram o processo democrático e a maturidade do grupo na escolha dos nomes e disseram que a coligação trabalha para eleger a maioria na Câmara de Vereadores.

Mano e John falaram ainda de algumas propostas que pretendem levar à comunidade. Confira.

 

O Presente (OP): Como se deu o processo de formação da majoritária, especialmente pelo fato de que o PP fazia parte da dobradinha até então. Houve divergências com o PP?

John Nodari: Foi um processo muito democrático, em que todos os partidos envolvidos não olharam a sigla em si. Olhamos o município. O grupo tem esse projeto para colocar em prática e contribuir ainda mais com o município. O PP foi muito parceiro e compreensivo. Somos um grupo coeso, que discute e conversa. Entre nós há uma questão muito forte de diálogo. Em cima de números buscou-se qual seria a melhor dobradinha que poderíamos oferecer para Pato Bragado.

 

OP: O grupo espera contar com o apoio do PP na campanha, em especial do vice-prefeito Dirceu Anderle?

Leomar Rohden: Sem dúvida esperamos. Não temos dúvida que o PP estará conosco nesta construção, assim como o Cidadania, o PSD, o MDB e uma ala do próprio PDT. Não vamos precisar estar juntos na eleição, porque já estamos juntos.  

 

OP: O grupo formou três chapas na proporcional – MDB, PP e Cidadania. Pelos cálculos os partidos almejam eleger quantos vereadores?

Leomar Rohden: Trabalhamos com o objetivo de fazer a maioria na Câmara, até porque contamos com um grupo forte e 25 candidatos a vereador. Isso é importante para que a gente busque a maioria.

John Nodari: Foram colocados bons nomes à disposição da nossa população.

 

OP: Certamente um assunto que será abordado pela oposição na campanha é o tempo em que a ala situacionista está no poder. Qual será o argumento de vocês para levar à população?

Leomar Rohden: A experiência e a juventude estão sendo conciliadas entre a minha experiência com a vontade, a determinação e o conhecimento do John. Além disso, vamos fazer a oxigenação no nosso time, repor algumas peças e promover algumas mudanças que são necessárias para que possamos desenvolver o trabalho da melhor forma possível. Defendemos a inovação tecnológica e as parcerias com o governo estadual, federal e Itaipu, bem como outros órgãos. Já demos demonstrações do que fizemos e isso é muito importante para que possamos convencer a população a nos dar mais uma oportunidade de estarmos à frente da gestão pública, mas com pessoas e ideias novas que vão nos ajudar nesta construção.

 

OP: A campanha ainda não começou, mas a oposição já dá indícios de que vai bater na tecla em alguns assuntos, como a suposta falta de maiores investimentos no setor produtivo. O que o senhor tem a dizer em relação a isso?

Leomar Rohden: Todos os prefeitos contribuíram de uma forma ou outra para desenvolver o nosso município. Acreditamos que nós, Mano e Dirceu, juntamente da equipe, conseguimos dar a nossa contribuição. Algumas coisas estavam paradas há muito tempo e retomamos, como é o caso da antiga fecularia e do antigo curtume. Não conseguimos fazer tudo e nem acertamos tudo, mas vejo que evoluímos e avançamos bastante. Tanto é que hoje grande parte das empresas do município está contratando, pois estão faltando colaboradores para suprir as demandas que estão surgindo. Pato Bragado não será uma cidade grande, mas precisamos dar qualidade de vida para a nossa gente. Encontramos dificuldades em alguns setores? Claro que sim, mas avançamos muito no setor produtivo. E queremos continuar avançando com inovação tecnológica. Precisamos investir em cursos tecnológicos para que possamos qualificar a mão de obra. Há muitas ações que vamos colocar em prática.

 

OP: Outra crítica já feita pela oposição é em relação ao número de cargos comissionados e com o índice com folha de pagamento. Como está a situação do município?

Leomar Rohden: Quanto à folha de pagamento temos hoje um dos menores índices com despesa de pessoal da região. E dos últimos 20 anos, nossa gestão tem o menor número de cargos em comissão, além disso, grande parte dos cargos ocupados são por concursados. Isso reduz o índice da folha, porque as pessoas já têm o salário como concursado.

 

OP: A atuação do John como secretário de Saúde foi fundamental para escolha dele como candidato a vice-prefeito?

Leomar Rohden: Sem dúvida. Não só como secretário, mas como pessoa também, como cidadão. Ele já contribuiu e tem muito a contribuir ainda. Como secretário de Saúde, junto com a equipe, conseguiu desempenhar um grande trabalho. Temos um compromisso com a população de que, juntos, vamos buscar melhorar cada vez mais a gestão do município.

 

OP: A campanha está prestes a começar e observamos na região o aumento de casos de Covid-19. Como sair às ruas para pedir votos em um momento como esse?

John Nodari: É um momento delicado, em que devemos respeitar a nossa população e tomar os cuidados que são necessários. É uma campanha diferente e cada momento vai ditar o ritmo que o trabalho vai tomar e como vamos agir. Hoje é difícil dizer, com o aumento gradativo de casos na região, como a campanha vai andar. Mas uma coisa é certa: o cuidado e a prevenção é que vão nortear a população e nossa equipe, proporcionando uma campanha mais tranquila.

Leomar Rohden: Acima de tudo precisamos respeitar as pessoas. Há eleitores que eventualmente vão querer receber a nossa visita, mas há pessoas que não, até porque estão no grupo de risco. Precisamos ter o compromisso de nos cuidar e cuidar do outro. É um período delicado, porque não sabemos como estará a doença neste período de campanha, que inicia dia 27 e vai até novembro. Os cuidados precisam ser tomados por todos.

 

OP: Em alguns momentos neste mandato ventilou-se a possibilidade de ter candidatura única em Pato Bragado. No entanto, a oposição lançou chapa à majoritária e a proporcional. Como o grupo de situação avalia o cenário?

Leomar Rohden: Espero que possamos ter uma campanha de discussão de ideias e de propostas. Não é do nosso perfil atacar candidato. Tenho certeza que da parte deles vai prevalecer isso também. Acredito que todos farão uma campanha de respeito com as pessoas e com os candidatos. De nossa parte, não vai faltar vontade de fazer campanha, mas de troca de ideias, levar a informação e ouvir a população.

 

OP: O grupo de situação já definiu quais os principais pontos que pretende defender na campanha?

Leomar Rohden: Certamente serão apresentadas muitas ações, pois não podemos pensar em uma proposta individual, mas de forma coletiva. A principal é cuidar das pessoas. É fazer com que tenham acesso à saúde, emprego, educação, cultura, esporte, assistência social quando necessário, desenvolver o agronegócio, bem como a indústria, comércio e prestação de serviços. Todos os setores precisam ser olhados para que possamos cada vez mais desenvolver o município. Queremos levar a tecnologia para a sala de aula, como a lousa digital; transformar a Avenida Continental e fortalecer o desenvolvimento econômico, em especial no período pós-pandemia; municipalizar a PR-495, entre o trecho do portal até o cemitério; revitalizar a praça. Melhorar a qualidade de vida é o principal ponto que destacamos. Há muitas ações que já fizemos, como os investimentos de mais de R$ 6 milhões em asfalto, e agora podemos olhar ainda mais para o cidadão, fortalecer a geração de emprego e o setor produtivo. Defendemos ainda a implantação de cisternas com um programa voltado ao interior, bem como investimentos em biogás e no sistema de água; e ter a fibra óptica no interior e na cidade.

John Nodari: A Secretaria de Saúde nunca teve uma importância tão grande e vai ter na vida do nosso munícipe. Devido à pandemia, observamos uma demanda reprimida de várias ações. A Secretaria tem que ter uma gestão muito forte nos próximos anos para atender toda essa demanda que surgiu com a pandemia. Vamos ter um olhar voltado à saúde para oferecer o melhor atendimento e o melhor cuidado para nossa população.

 

OP: Pato Bragado investiu pesado para trocar a iluminação pública da cidade e transformá-la 100% em led. Nesta área, o que mais pretende-se fazer?

Leomar Rohden: Pretendemos investir em placas solares (fotovoltaicas). Queremos investir muito nisso, pois será possível reduzir a taxa do contribuinte com a iluminação pública. Isso significa que o cidadão vai pagar menos. Queremos implantar essas placas para diminuir também o custo da máquina pública com energia para abastecer poços artesianos e os próprios órgãos públicos.

 

OP: Qual a importância de ter uma boa representatividade junto aos governos estadual e federal?

John Nodari: Para um município como Pato Bragado é muito importante poder contar com apoio do governo estadual e de representantes como deputados estaduais e federais. E, nisso, esse grupo que se formou está muito bem servido. Nós temos representação parlamentar com o Cidadania, o PP, MDB e PSD, que é governo. Os deputados já viabilizaram recursos para Pato Bragado e com o cenário que se desenha no futuro o papel deles será ainda mais importante diante da arrecadação. É preciso buscar recursos e essas parcerias. E quero salientar que o prefeito Mano construiu esse relacionamento com o Estado, Itaipu Binacional, junto aos nossos deputados, conseguiu essa sensibilidade e respeito com esses representantes, os quais já ajudaram o município e têm o compromisso de ajudar muito mais.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente