Fale com a gente

Política Tratativas na Amop

Quatro Pontes deve ser sede de casa de acolhimento de mulheres vítimas de violência

Publicado

em

Implantação de uma unidade de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência voltou a ser discutida em reunião da Amop, na última sexta-feira (15) (Foto: Divulgação)

Na pauta da assembleia da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), na última sexta-feira (15), em Cascavel, esteve a implantação de uma unidade de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência.

Suscitada pelo vice-presidente da entidade e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e acatada pelos prefeitos e prefeitas da região, a criação de uma estrutura regional de acolhimento de mulheres vítimas de violência física e psicológica, no formato de consórcio, atende uma reivindicação da Associação das Primeiras-damas do Oeste do Paraná (Adamop). “Nossa sugestão é um equipamento modelo em políticas de assistência social, especialmente preparado para atender esse público. Somos uma região altamente produtiva e desenvolvida, com boa infraestrutura, porém precisamos de conceitos ainda mais humanistas. Ter essa proposta aprovada e colocada em andamento é um fato histórico”, enaltece Lunitti.

De acordo com a secretária toledana de Políticas para Mulheres, Jennifer Teixeira, o município de Quatro Pontes é a primeira opção para a instalação e Toledo vai compor a câmara técnica responsável pelos estudos, discussões pertinentes ao equipamento e elaboração do projeto. “Quatro Pontes se dispôs e manifestou interesse em sediar esta importante política pública. Nos colocamos à disposição para contribuir e reforçamos que nossa intenção é que a casa esteja à disposição para atender o público que necessitar”, comenta.

Jennifer diz que o objetivo da estrutura é oferecer acolhimento integral e provisório para mulheres, acompanhadas ou não de seus filhos ou dependentes, em situação de risco de morte ou ameaças. “Muitas mulheres acabam permanecendo no ciclo da violência pensando nos filhos, e um espaço que as acolha e permita que estes também estejam protegidos é fundamental”, considera.

A intenção é oferecer uma estrutura com capacidade simultânea de 20 indivíduos, entre mulheres acolhidas e seus filhos ou dependentes. O valor anual estimado para a manutenção do serviço é de R$ 1.093.603,73.

 

Implantação de uma unidade de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência voltou a ser discutida em reunião da Amop, na última sexta-feira (15) (Foto: Divulgação)

 

O Presente com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente