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Política Rodovias

Ratinho Junior diz que pediu a Bolsonaro que ouça região Oeste sobre novo pedágio

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(Foto: Gilson Abreu/AEN)

Segundo nota divulgada hoje pelo Governo do Estado, o governador Ratinho Junior pediu ao presidente Jair Bolsonaro, durante visita a Cascavel, ontem (04), que ouça as lideranças do setor produtivo paranaense, em especial da região Oeste do Estado, sobre o novo modelo de concessão de pedágio. Um grupo de cerca de 100 entidades empresariais e do setor produtivo da região Oeste entregou uma carta aberta ao presidente no qual pedem que as novas concessões do pedágio no Estado sejam com licitação por menor tarifa, e sem a cobrança de taxa de outorga. Eles também pedem a retirada de uma praça de cobrança de pedágio entre Cascavel e Toledo.

As entidades são contra a proposta de modelo híbrido defendida pelo Ministério da Infraestrutura, que leva em conta a menor tarifa e, em seguida, a maior taxa de outorga a ser paga pelas empresas como critério de desempate. O projeto prevê a duplicação de 1700 quilômetros de rodovias já nos primeiros 7 anos de contrato.

A proposta do governo federal prevê a concessão de 3.327 quilômetros de rodovias – 834 quilômetros a mais do que as atuais, que terminam em novembro – e R$ 42 bilhões em investimentos, sendo 1.700 quilômetros de duplicação nos primeiros sete anos. As novas concessões teriam validade de 30 anos, cinco a mais que as atuais, que vencem em 27 de novembro.

O ministério propõe um modelo de licitação com menor tarifa e limite de deságio, seguido de maior taxa de outorga paga pelas empresas concorrentes como critério de desempate. Metade do valor pago pela outorga vai para uma conta vinculada para obras ou para reduzir tarifas no futuro. A outra metade vai para o governo federal.

Segundo o ministério, haveria redução de 25% a 67% nas tarifas em relação as atuais. Os descontos de tarifa no preço inicial do leilão, porém, seriam limitados entre 15% a 17%.

 

Com assessorias

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