Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Vamos implantar uma nova forma de governar”, afirma Breno Maineri

Publicado

em

Breno Maineri, candidato a prefeito de Pato Bragado: “O que mais ouvimos é que os eleitores querem uma gestão diferente com uma verdadeira mudança” (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

Empresário do ramo farmacêutico há décadas, Breno Maineri é candidato a prefeito do município de Pato Bragado tendo o servidor público Irineu Siqueira como vice. Ambos são filiados ao Podemos, partido que não se coligou com outra sigla e que formou um time de nove candidatos a vereador.

Em entrevista ao O Presente, Maineri apresenta os eixos prioritários que pretende colocar em prática na gestão 2021/2024, caso seja eleito prefeito. Também aborda desafios de uma campanha atípica e evidencia o desejo de implantar uma gestão transparente e eficiente, afirmando que o grupo liderado por ele é a opção pela mudança. Confira.

 

O Presente (OP): O senhor é empresário do setor farmacêutico há anos e estreante na política, tendo se filiado há pouco tempo ao Podemos. Qual tem sido a aceitação dos eleitores para a chapa pura do Podemos?

Breno Maineri (BM): Uma ótima aceitação! O que mais ouvimos é que os eleitores querem uma gestão diferente, com uma verdadeira mudança. Nós estamos apresentando um projeto que contempla uma nova forma de governar. Sobre o partido estar sozinho não foi opção, pois sempre estivemos abertos para outros partidos e lideranças. Porém, o que percebi dos partidos é que discursam uma coisa, mas na prática trabalham para seus interesses, pois não estão preocupados com o desenvolvimento de um município e nem com as oportunidades para as famílias. Sou novo na política, mas aceitei este desafio pois sempre cuidei das famílias bragadenses e agora quero cuidar deste município que me acolheu e que eu adotei como minha terra. Quero retribuir a todos por aquilo que já fizeram por mim e minha família.

 

OP: Como tem sido a dobradinha com o Irineu Siqueira, candidato a vice-prefeito?

BM: Positiva, pois tenho ao meu lado um candidato a vice que conhece melhor do que ninguém o funcionamento da gestão pública. Avalio que somos uma dupla perfeita, pois reunimos a minha vida empresarial e a minha popularidade com o conhecimento e o profissionalismo do Gaúcho (Irineu Siqueira). Vamos implantar uma nova forma de governar.

 

OP: O que lhe motivou a estrear na vida pública e buscar o primeiro mandato como prefeito?

BM: O que me motiva é acreditar que a gestão pública deve ser mais administrativa e menos político-partidária. Gestor público deve servir a sociedade em suas necessidades e não se servir com privilégios e com cabide de emprego. Nos comprometemos a fazer uma administração de igualdade e de oportunidades para todos.

 

OP: Como vem sendo desenvolvida a campanha, que neste ano está mais restrita ao contato com os eleitores devido à pandemia de coronavírus? Estão sendo realizadas visitas? Os meios digitais vêm sendo muito explorados?

BM: Estamos tomando todos os cuidados, fazendo visitas pelo interior, nos bairros, nas casas. Algo que nunca tinha feito era pedir o voto e falar de um projeto que não é só nosso, mas, sim, de todos. Estamos nos doando para implantar um sistema de gestão pública e administrativa para cuidar das nossas famílias, sendo necessário mudar esse sistema da velha política do toma lá dá cá. Queremos acabar com este formato de muito discurso e pouca ação. Nós, Breno e Gaúcho, vamos fazer mais e falar menos. Estamos trabalhando muito bem nas redes sociais, temos uma equipe de profissionais cuidando de tudo. Quero reforçar que são profissionais de nosso município, pois o reconhecimento de nossos valores e riquezas já começa na campanha, pois quem acredita em nossa cidade deve ser valorizado pelo Poder Público. Estamos fazendo live, vídeos, jingles, vídeo clip. Temos até o Breninho, podem acompanhar em minha página do Facebook Breno Maineri. Está sendo um sucesso.

 

OP: São 35 candidatos a vereador em Pato Bragado, dos quais 26 pela situação e nove filiados ao Podemos que buscam uma cadeira na Câmara. O grupo liderado pelo senhor não corre risco de sair enfraquecido na Câmara e ter pouco apoio, caso vença a eleição majoritária?

BM: Nosso objetivo é eleger a maioria, pois temos um time de candidatos focados na vitória e com muita determinação. Não acredito que vamos sair enfraquecidos, pois vereador que atua para partido não vai representar o eleitor, nós já determinamos aos nossos candidatos que se eleitos forem devem fazer o papel que cabe aos vereadores, de seguir as suas atribuições. Se eleitos, queremos trabalhar com todos os vereadores comprometidos nas mudanças que o município necessita promover, contudo para isso esperamos contar com o apoio de todos. Teremos um programa semanal na rádio local, por meio do qual apresentaremos todos os projetos que desejamos encaminhar para a Câmara e qual a finalidade, assim a sociedade bragadense vai saber quem vota a favor e quem vota contra. Neste mesmo programa vamos apresentar todos os gastos do Poder Público de forma clara e objetiva, de fácil entendimento aos cidadãos.

 

OP: Quais setores o senhor avalia prioritários à próxima gestão?

BM: Pelas informações colhidas nos indicadores do município, constatamos ser necessário priorizar quem gera riquezas. Quem mantém um município não é a prefeitura, mas, sim, a iniciativa privada. O setor produtivo é responsável por gerar emprego e renda. As demais áreas como Saúde, Ensino (Educação), Segurança e outras também são prioridades para Breno e Gaúcho, mas para isso precisamos ter os recursos para garantir aos munícipes que vamos cuidar das nossas famílias.

 

OP: Quais as principais propostas de Breno e Gaúcho?

BM: Nossa prioridade na gestão será voltada aos munícipes, com igualdade e oportunidades para todos. Valorização dos servidores públicos com seu envolvimento em nossa gestão eficiente. Informatização das secretarias, pois queremos simplificar e facilitar o acesso para os bragadenses. Vamos implantar a indústria da transformação, priorizar a industrialização das nossas riquezas, aquilo que já produzimos e o que temos ainda de potencial a ser explorado. Reavaliaremos todos os programas e envolveremos todas as classes para sabermos suas demandas para que os projetos sejam mais direcionados àquilo que os nossos produtores e empresários necessitam para que possamos assegurar os resultados esperados. Isso porque a sustentação de nosso município vem da iniciativa privada. Nossa prioridade é aumentar a arrecadação própria e assim poderemos cuidar ainda melhor das prioridades como saúde, saneamento, ensino, segurança e outras. Será construído um posto de saúde no Bairro Mutirão para atender melhor a todos moradores daqueles bairros. Na habitação vamos padronizar um formato de casas para as famílias menos favorecidas. Também resgataremos nossas raízes, a nossa cultura, crescendo com o esporte através da valorização das escolinhas de base, rendimento, recreação, esporte radical e lazer nas comunidades. Esporte é saúde, é vida.

 

OP: Por que os eleitores devem votar no Breno Maineri?

BM: Estamos sendo direcionados nos últimos 12 anos pelo mesmo grupo político, as mesmas pessoas, praticamente os mesmos secretários; os mesmos fazendo rodízio nas secretarias. Precisamos de mudança e nós somos a única opção de mudança. Vamos implantar uma nova forma de governar.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente