Fale com a gente

Vídeos Lições para a vida toda

Instrutora do Proerd destaca importância da escola, família e polícia na prevenção contra drogas e violência

Alunos das turmas que participaram do programa neste primeiro semestre do ano se formam na quarta-feira (31), em Marechal Rondon

Publicado

em

A soldado Joselaine, instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Marechal Cândido Rondon, esteve no Jornal O Presente nesta segunda-feira (29) para participar de um bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen.

A soldado falou, na oportunidade, sobre a origem do programa, quando ele foi trazido ao Brasil e explicou como funciona a parceria entre prefeitura e Polícia Militar para que centenas de crianças sejam atendidas anualmente com o Proerd no município.

A policial militar mencionou sobre o conteúdio trabalhado em sala de aula, a partir de um material didático específico, e que ao final das dez lições os alunos fazem uma redação, sendo que os autores dos textos escolhidos são premiados na cerimônia de formatura. Ela comentou que, finalizando o programa deste primeiro semestre do ano, está rolando uma votação via Instagram, até esta terça-feira (30), para o concurso de desenho e convidou a comunidade a votar.

Neste ano, os estudantes que participaram do Proerd no primeiro semestre do ano em Marechal Rondon se formam na quarta-feira (31), em evento que vai acontecer no auditório Ecos da Liberdade, a partir das 19 horas.

Durante a entrevista, Joselaine falou da sua trajetória na Polícia Militar, disse há quanto tempo está envolvida com o Proed e definiu o que representa para ela trabalhar temas tão importantes com crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental.

A policial contou, ainda, como é o feedback que recebe dos alunos e, muitas vezes, de seus familiares e enalteceu a importância da tríade família, escola e Polícia Militar.

Ela revelou que, por vezes, no transcorrer das atividades nas escolas, acaba descobrindo casos de violência, abusos entre outras situações, que são encaminhadas para a Polícia Militar.

Também destacou a oportunidade que o programa representa em aproximar a PM da comunidade escolar, “quebrando o gelo” entre policiais e crianças e desmistificando a ideia de que é preciso ter medo da polícia.

O bate-papo teve muitos outros assuntos em pauta, CLIQUE AQUI e assista.

Policial militar Joselaine, instrutora do Proerd em Marechal Rondon: “Quem trabalha no Proerd é um policial voluntário, que tem perfil para lidar com crianças e, o que é mais importante, gosta disso” (Fotos: Sérgio Mokfa/OP)

“Na vida, tudo nasce de uma escolha, e em todas as aulas nós frisamos a importância de fazer boas escolhas, porque dependendo da escolha feita, muitas vezes, fica difícil voltar atrás. Por exemplo, um aluno que entrar em contato com cigarro e desenvolver um vício, pode ter dificuldade para parar e talvez até nem consiga”, enalteceu a policial militar

“Já ouvi muitos depoimentos de pais agradecendo, pois o Proerd possibilitou que o contato entre eles com seus filhos ficasse mais próximo, acabaram tendo uma experiência melhor de vida, ficaram mais íntimos devido às conversas que tiveram por causa do programa, e isso é muito bacana”, destacou Joselaine

Instrutora do Proerd: “Atualmente, atendo 35 turmas em Marechal, tanto de escolas da rede pública quanto privada, na sede e interior” (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

Instrutora do Proerd em Marechal Rondon, policial militar Joselaine, participou de um bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen (Foto: Andressa Trentin/OP)

Policial militar Joselaine esteve no Jornal O Presente nesta segunda-feira (29) (Foto: Andressa Trentin/OP)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente