Fale com a gente

Vídeos "Município modelo"

Membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar elogia Marechal Rondon: “referência em sustentabilidade”

Professor doutor Irio Conti acredita que o município será premiado, num futuro breve, pelos bons exemplos que dissemina, especialmente na alimentação escolar

Publicado

em

De passagem por Marechal Cândido Rondon nesta semana, o conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e membro do Conselho Consultivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), professor doutor Irio Conti, visitou o Jornal O Presente, na quinta-feira (17), acompanhado do coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, professor doutor Wilson Zonin.

Na oportunidade, eles participaram de um bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen.

Irio falou sobre o atual mapa da fome no Brasil, revelou números por regiões e explicou sobre os níveis de insegurança alimentar no país.

Também enalteceu a luta para se alcançar o segundo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: fome zero e agricultura sustentável.

O professor destacou a importância da reativação do Consea, em janeiro último, e do papel que essa entidade tem no desafio do combate à fome.

Ele, que é natural do Rio Grande do Sul, mas atualmente reside em Pernambuco, elogiou Marechal Rondon pelas iniciativas sustentáveis, disse que o município e a região são referência em sustentabilidade, mas pontuou que é possível avançar muito mais. Disse, inclusive, que espera Marechal ser premiado pelos bons exemplos que dissemina, especialmente na questão da alimentação escolar.

CLIQUE AQUI e assista.

Membro do Consea e da Rede Penssan, professor doutor Irio Conti, e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, professor doutor Wilson Zonin (Fotos: Andressa Trentin/OP)

“O Paraná tem 7% da sua população em insegurança alimentar grave” (Irio Conti)

Professor doutor Irio Conti: “A região amazônica é a mais atingida pela situação da fome no país”

“Na região Sul cresceu muito a visão de produção de alimentos calcada na visão do agronegócio. Não é o caso de fazer uma disputa entre o agronegócio e a agricultura familiar. O agro não pensa iniciativas de produção e distribuição de alimentos no local, então, precisamos pensar mais iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar que dinamizem os processos locais, cadeias curtas, circuitos curtos de produção e distribuição” (Irio Conti)

Professor doutor Wilson Zonin: “Marechal Rondon e Toledo são grandes destaques na questão alimentar. Marechal pela lei municipal que tem e Toledo pela Cozinha Social. São iniciativas fantásticas”

“Quando os municípios entram numa dinâmica de sustentabilidade, ajudam a contribuir com o planeta, numa escala muito maior, e, mais que isso, serão os municípios que mais vão acessar espaços diferentes de políticas públicas e recursos” (Irio Conti)

Professores bateram um papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen: “Mais e mais, em âmbito internacional, dois temas se tornam estratégicos: as mudanças do clima e os sistemas alimentares”

“Acompanho vários municípios Brasil afora e vejo o potencial que Marechal tem. Tem um conjunto de fatores favoráveis para se constituir como um município referência. As iniciativas já em andamento, à medida que forem fortalecidas e amplicadas, podem se tornar multiplicadoras de bons exemplos para outros lugares. Inclusive, nos próximos tempos, espero vocês sendo premiados, especialmente na questão da alimentação escolar” (Irio Conti)

Copyright © 2017 O Presente