Fale com a gente

Vídeos O que fazer?

Rondonenses dão dicas para proteger pets do barulho dos fogos de artifício e pedem conscientização dos tutores

Adestrador canino Bruno Formighieri, a psicóloga Mariana Herdt e Londi Markus e Rosemari Lamberti, da ONG Arca Noé, frisam a importância de amparar os animais e criar um ambiente seguro para eles, evitando consequências desagradáveis na virada do ano

Publicado

em

O Presente recebeu na quarta-feira (28), para um bate-papo, a secretária e a tesoureira da ONG Arca de Noé, de Marechal Cândido Rondon, Londi Markus e Rosemari Lamberti, respectivamente, o adestrador canino Bruno Formighieri e a psicóloga Mariana Herdt. Em pauta, um assunto que sempre ganha os “holofotes” nesta época do ano: a soltura de fogos de artifício e os efeitos que o barulho desses fogos causam nos animais e também nos humanos.

Se para os humanos o som resultante da explosão destes artifícios pode incomodar e assustar, imagine, então, os impactos em animais domésticos, que possuem audição muito mais aguçada e sensível a barulhos e ruídos.

O barulho dos fogos de artifício deixa os animais desesperados. Eles fogem, se machucam, têm ataques de pânicos, desmaios e alguns chegam até a falecer, tamanho é o estresse causado pelos ruídos.

Para amenizar essa situação, os convidados de O Presente deram dicas, sugestões e recomendações em relação aos cuidados necessários com os bichinhos, para que a virada de ano não se torne um pesadelo, e lembraram que é responsabilidade do tutor garantir o bem-estar do animal de estimação durante a queima de fogos. Confira!

Adestrador canino Bruno Formighieri, a psicóloga Mariana Herdt, Londi Markus e Rosemari Lamberti, da ONG Arca de Noé, conversaram com a jornalista Ana Paula Wilmsen (Foto: Sandro Mesquita/OP)
Londi Markus e Rosemari Lamberti, da ONG Arca de Noé, o adestrador canino Bruno Formighieri e a psicóloga Mariana Herdt frisaram a importância de amparar os animais e criar um ambiente seguro para eles, evitando consequências desagradáveis
Londi Markus e Rosemari Lamberti, secretária e tesoureira da ONG Arca de Noé, respectivamente: “Cada cidadão precisa olhar para o seu bichinho”
Adestrador canino Bruno Formighieri e a psicóloga Mariana Herdt: “As pessoas precisam olhar as individualidades de seus animais e acolhê-los”

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente