Fale com a gente

Esportes Vanessa Fiori e João Rosa

Dupla rondonense será atração no 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei

Publicado

em

(Fotos: Gustavo da Cunha)

Primeiro grande evento da modalidade realizado em Marechal Cândido Rondon, o 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei acontece no fim de semana, quando a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) vai receber grandes atletas da região, alguns, inclusive, renomados no cenário internacional, como os campeões mundiais de 2016, os paraguaios Esteban e Fernando Lugo (Choreì), que vão disputar a principal categoria do evento, a Classe Open.

Mas o futevôlei é um esporte democrático e abre espaço para todos os níveis de praticantes. Por isso, as categorias intermaster e iniciante também estarão presentes no evento, que já é considerado um marco na história do esporte rondonense.

No meio de tantas feras, uma dupla chama atenção antes mesmo da bola subir na arena AABB: Vanessa Fiori, a única mulher inscrita na competição, e João Vitor Rosa (Jota), atleta mais novo. Ele pretendem mostrar que o futevôlei é, de fato, um esporte para todos.

 

Início por acaso

“Meu início no futevôlei foi por acaso. Meu irmão mais velho, Odair, mora no Mato Grosso e pratica o esporte. Nas suas férias de fim de ano veio para o Paraná e precisava de praticantes para continuar os treinos. Meu pai, Oneides, como também gosta do esporte, decidiu construir uma quadra nos fundos de casa para jogarmos e passarmos mais tempo em família. No início utilizávamos a quadra para jogos de vôlei, porém, meu irmão decidiu me ensinar alguns fundamentos e começamos a brincar. Tomei gosto pelo esporte, comecei a olhar vídeos de jogos, torneios, dicas na internet e sempre que possível marcávamos jogos. Meu pai e meu irmão têm papel fundamental na minha evolução. Eles sempre me ajudaram e me incentivaram a jogar”, relata Vanessa, de 27 anos.

 

Técnica apurada

Dona de uma técnica apurada, que lhe garante jogar com extrema desenvoltura entre os “marmanjos”, Vanessa vive a expectativa de primeira experiência em uma competição oficial de futevôlei. “Estamos bastante ansiosos pela participação no torneio, que será o primeiro para ambos. Estamos treinando três vezes na semana. Independente do resultado, será uma boa experiência que vamos adquirir e espero influenciar positivamente as meninas que iniciaram no esporte a seguirem treinando”, destaca.

 

Projeto com mulheres

A atleta enaltece o trabalho realizado pelos professores voluntários de futevôlei, que atendem dezenas de mulheres iniciantes na modalidade. “Em agosto fui convidada pelo Ivan Martins a participar de um projeto para iniciarmos o futevôlei feminino em Marechal. O projeto é um sucesso e já conta com a participação de 30 mulheres. Tenho muita paixão pelo esporte, é muito gratificante ver as meninas evoluindo e o papel fundamental dos nossos professores Ivan, Beto, Sandrão e Ari, que auxiliam nos treinos”, evidencia.

 

Expectativas futuras

Enquanto se prepara para a disputa de seu primeiro torneio ao lado de Jota, Vanessa já imagina participar de eventos com um número maior de mulheres a partir do próximo ano. “Estamos treinando muito os fundamentos e ao final de cada treino estão sendo feitas simulações de jogos para que se tenha desenvolvimento na quadra, noção de tempo de bola, decisão rápida e movimentação. Esperamos que a partir do ano que vem possamos contar com a participação das mulheres nos torneios”, ressalta a bancária, que comemora também o fato de uma bola exclusiva para as mulheres ser lançada para ajudar no desenvolvimento das meninas. “A bola é extremamente leve e macia, excelente para jogar. Não machuca. As mulheres gostaram muito. Para nós, isso significa uma grande conquista”, expõe.

 

“Calouro” da turma

Outro novato no futevôlei, mas também com muita intimidade com a bola, João Vitor Rosa (Jota) será o companheiro de Vanessa no 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei. Atleta com trajetória no futsal, consequência da ligação próxima de seu pai, o professor Eder Melo, com a modalidade, o jovem de 18 anos será o participante mais novo do evento. “Comecei a jogar no ano passado devido à pandemia. Fui aprendendo e gostando do esporte. Disputar um campeonato será muito legal, tanto para aprendizado quanto para competir e obter um bom resultado”, frisa.

Jota destaca a participação de Ivan Martins na sua aproximação com o esporte e na evolução de sua dupla. “Eu e a Vanessa estamos treinando com o professor Ivan, que está nos dando fundamento e trabalhando no entrosamento da dupla. Jogo futsal, então o futevôlei é um desafio para mim, porém é uma modalidade que despertou bastante interesse, ainda mais ao lado da Vanessa, que joga muito bem. Acredito que teremos um bom campeonato pela frente”, projeta o estudante de Administração, que deixa em aberto qual esporte vai priorizar no futuro. “Estou apenas começando o futevôlei, creio que estou evoluindo e tendo bastante êxito nos treinos, mas estou indo aos poucos, meu foco ainda é o futsal. Mas nunca se sabe”, finaliza.


Vanessa e Jota intensificaram os treinos de olho no 1º Torneio Kagiva/ AABB de Futevôlei (Foto: Gustavo de Cunha)

 

O torneio

O 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei deve ficar marcado na história do esporte rondonense e certamente alavancará ainda mais uma modalidade que a cada dia ganha novos adeptos.

A competição acontece no sábado (30) e no domingo (31), promovido pela AABB, com apoio da Prefeitura de Marechal Rondon e da Federação de Futevôlei do Estado do Paraná (FFVEP).

 


Vanessa Fiori e João Vitor Rosa (Jota) são novatos no futevôlei, mas já têm muita intimidade com a bola nos pés: “Estamos treinando bastante e evoluindo” (Foto: Gustavo de Cunha)

 

Inscrições

Para participar do 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei os interessados devem entrar em contato com os seguintes organizadores: Ivan Paulista (45 99963-8867), Ari (44 99997-9870), Sandrão (44 99803-3809) e Vini (45 99956-3241).

O valor da inscrição é R$ 120 por dupla, com direito à camiseta do torneio para cada atleta. Nas categorias iniciante e intermaster haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados e na classe open para as quatro melhores duplas da competição.

 


Vanessa e Jota contam com dicas dos instrutores Ivan, Beto, Sandrão e Ari para desenvolver a técnica no futevôlei (Foto: Gustavo de Cunha)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente