Fale com a gente

Esportes Camisa 9

Esperança de gols do Guarani/Clube Lira, Tufão sonha com mais uma artilharia do Municipal

Publicado

em

(Fotos: Gustavo da Cunha)

Apaixonado por futebol desde a infância e um dos principais camisas 9 de Marechal Rondon, Leandro Ferreira acredita que pode brigar mais uma vez pelo posto de goleador máximo do Campeonato Amador


Após rodar várias equipes, Tufão chegou para ser o “homem-gol” do Clube Lira nesta temporada (Foto: Gustavo da Cunha)

Desde que o futebol amador de Marechal Cândido Rondon teve suas disputas retomadas para a “era moderna”, em 2010, o centroavante Leandro Ferreira (Tufão) já vestiu as camisas do São Remo, Canarinho, Assemar, AACC e Botafogo. Nesta temporada, quem tem o privilégio de contar com um dos principais camisas 9 da cidade é o Guarani/Vorpagel Materiais de Construção/Clube Lira/Starnutri, que recebe neste sábado (13), às 15h30, no Arroio Fundo, o EC São Remo/Santo Amaro, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2021 – Copa Cercar/Sicoob/Chopp Verde.

Após folgar na última semana, o Guarani/Clube Lira, com três pontos em dois jogos, tem a chance de encostar nos líderes do grupo A, o próprio São Remo, único que venceu seus dois primeiros jogos, e Corinthians/American Nutrients, que folga na rodada.

Caso o Botafogo, também com três pontos, confirme seu favoritismo diante do lanterna Associação de Moradores de Novo Horizonte, a rodada pode terminar com quatro empatados na liderança da chave.


Guarani/Clube Lira (foto) enfrenta o líder São Remo/Santo Amaro neste sábado (13) (Foto: Gustavo da Cunha)

Duelo complicado

Mas para o artilheiro do Guarani/Clube Lira o duelo diante do Tricolor da Linha tem tudo para ser muito complicado. “O São Remo está sendo comandado por um conhecido nosso, o Marcio Serbai, que sabe como nossa equipe joga, e ele tem jogadores novos que estão despontando e que vão fazer história no futebol de Marechal se continuarem jogando dessa maneira. Então teremos que ter cuidado, porque o time deles é inteligente, rápido e está jogando bem. Vamos ter que acertar a marcação e jogar por uma bola, esperar que ela chegue até mim ou algum companheiro bem colocado e tenhamos a sorte de fazer o gol. Se conseguirmos fazer isso podemos vencer. Acredito que será um grande jogo, mas queremos sair com a vitória para não deixar o São Remo disparar na tabela”, destaca o autor de quatro gols em dois jogos no Municipal, avaliando a goleada sofrida para o Botafogo na 1ª rodada e a reabilitação no segundo jogo diante da Associação de Novo Horizonte, ambos por 5 a 1.

“Na estreia fizemos um bom jogo no primeiro tempo, mas o Botafogo tem um time experiente e conseguiu superar nossa equipe no segundo tempo. Na 2ª rodada entramos mais ligados, sem menosprezar o Novo Horizonte, que tem um time jovem e que corre muito, mas conseguimos acertar melhor as jogadas e construir a vitória”, analisa Tufão.

 

Pelos atalhos

Jogar futebol nos fins de semana sob forte calor, definitivamente, não é para qualquer um, especialmente para jogadores amadores. E se você passou dos 40 anos, caso de Leandro Tufão, com 41, a situação tende a ficar ainda mais difícil. Mas é aí que entra a experiência. “Nosso time tem jogadores ainda mais veteranos, como o Alberto Lausch, e se já não conseguimos correr como antes, temos a experiência de saber ir pelos ‘atalhos’, então deixamos a correria para os mais novos”, explica.

Com um faro de gol quase inigualável para jogadores acima dos 40 anos, Leandro Tufão não tem descanso. Atuando paralelamente em quatro competições municipais e regionais, o artilheiro torce para ter condições físicas de encerrar todos os campeonatos desta temporada. “É gratificante e fico muito feliz em estar participando de todos os campeonatos, que voltaram ao mesmo tempo. Espero não machucar para não ficar fora de nenhum deles. Já tive muitas contusões, mas agradeço por ainda conseguir jogar. Sei que muitos atletas da minha idade já não têm condições devido às lesões”, aponta.

 

Sensação inexplicável

Apaixonado pelo futebol desde a infância, ele ainda carrega consigo o mesmo carinho pela bola de quando era menino no campo do Incas, de Santa Helena. “O esporte traz muitas coisas boas. É uma alegria muito grande poder jogar e fazer gols. Desde criança gosto muito de jogar bola. Me sinto muito grato cada vez que entro em campo. É uma emoção diferente a cada jogo, difícil até de explicar, mas é algo que me ajuda muito. A cada competição que sou convidado vou de coração e cada gol que faço é uma alegria. Quero ganhar sempre, às vezes sou um pouco chato, mas o futebol para mim sempre gerou muitas amizades”, afirma.

 

Busca por mais um troféu

Três vezes artilheiro do Municipal, em 2015, com 15 gols, 2017, com nove gols na Série Prata, e 2019, com cinco gols na Série Ouro, sempre com a camisa da AACC, onde foi campeão nas temporadas 2015, 2016 e 2019, Tufão, que ergueu o troféu de campeão do Municipal também em 2013, pelo São Remo, acredita que pode brigar mais uma vez pelo posto de goleador máximo da competição. “Vou correr mais um pouco pra ver se pego outro troféu de artilheiro e ajudo o Clube Lira a ficar com o título”, finaliza.

Leandro Tufão em ação por várias equipes no Amador, com ligação especial com a AACC (Fotos: Gustavo da Cunha)





 

Programação

Neste fim de semana, quatro partidas vão movimentar a 4ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2021 – Copa Cercar/Sicoob/Chopp Verde, a penúltima da 1ª fase, que poderá definir alguns classificados para as quartas de final.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente