Fale com a gente

Esportes 4ª etapa

Rondonense busca título geral no Paranaense de Tênis de Mesa

Publicado

em

Jheison Borges em ação no Paranaense de Tênis de Mesa: aos 32 anos, ele tem uma ligação antiga com a modalidade, que se intensificou especialmente nos últimos anos (Foto: Divulgação)

O Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, evento promovido pela Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP), teve, nos últimos dias 02 e 03, sua 3ª etapa realizada no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, na cidade de Guarapuava. E assim como aconteceu na 2ª etapa, disputada em Cascavel no início de setembro, o rondonense Jheison Antonio Borges ficou com o título da categoria bronze absoluto F, considerada uma divisão de acesso à elite do tênis de mesa estadual.

Com o resultado, o atleta, que representa a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon/AACC Copagril, assumiu a vice-liderança da sua categoria, com 26 pontos, apenas um a menos que o líder Vitor Jagas, de Maringá. Mas tem um detalhe: na 1ª etapa, realizada em Toledo, Jheison não pôde competir. “Em agosto testei positivo para Covid-19, um dia antes da 1ª etapa, e não pude participar. Em setembro, fiquei em 1º lugar em Cascavel e repeti o resultado em Guarapuava. Tem sido uma competição dura, de aprendizado e superação”, avalia o rondonense.

 

Preparação à 4ª etapa

Com a previsão de seis etapas do Campeonato Paranaense, porém ainda sem a confirmação das duas últimas, Jheison foca toda sua preparação para a disputa da 4ª etapa, marcada para os próximos dias 23 e 24, em Londrina, que pode valer a liderança da competição para o rondonense. “A expectativa está enorme. Vou em busca do título geral e prometo entregar o meu melhor em Londrina. Vamos intensificar os treinamentos para chegar lá e fazer o melhor possível”, afirma, enaltecendo o trabalho de toda equipe de tênis de mesa do município. “Vale ressaltar que nada disso seria possível sem o apoio da equipe da Prefeitura de Marechal Rondon/AACC Copagril, através dos treinamentos e durante os campeonatos. Esse resultado não é só meu, mas, sim, de todo o grupo. Agradeço a todos que contribuem com a modalidade”, frisa.

 

Rivalidade sadia

Como acontece muitas vezes em modalidades individuais, ter um adversário à altura desperta no atleta a vontade de aperfeiçoar cada vez mais sua técnica. Para Jheison Borges, o maringaense Vitor Jagas é, neste momento da temporada, essa pessoa. “Eu e o Vitor nos enfrentamos três vezes já este ano, com duas vitórias dele nas fases de grupo e uma minha, na final da etapa em Cascavel. Fora a pontuação, temos uma disputa particular. Vou para Londrina pensando em passar ele em pontos no geral, mas vencer ele em um possível confronto direto também é um dos meus objetivos”, garante.

 

Trajetória

Aos 32 anos, Jheison tem uma ligação antiga com o tênis de mesa, que se intensificou especialmente nos últimos anos. “Conheci o esporte na 7ª série, com um professor que desenvolvia todos os esportes na escola, e o tênis de mesa me encantou, sendo até hoje o ‘meu esporte’. No Ensino Médio comecei a disputar os Jogos Escolares, jogos da Juventude (JOJUPS), jogos Abertos (JAPS) e os resultados foram aparecendo. Na faculdade acabei me afastando um tempo do tênis de mesa e há cerca de três anos voltei a praticar”, relata, citando Alan Berghofer, o coordenador do tênis de mesa rondonense, como um dos principais incentivadores pelo seu retorno às competições.

“Conheci o Alan, responsável pelo grupo da AACC Copagril, que me convidou para me federar e jogar pela equipe. Em 2019 participei de quatro das sete etapas do Campeonato Paranaense e em duas delas fiquei em 3º lugar, o que foi muito bom por estar retornando à modalidade. Em 2021 voltamos a treinar e agora o pensamento é continuar melhorando a cada dia, jogando ponto a ponto. Tênis de mesa só acaba no 11, como a gente fala”, define Jheison, que procura também promover a modalidade em Marechal Rondon. “Tênis de mesa é um esporte para todos. Não tem idade para jogar. Nos campeonatos estão crianças de quatro anos e veteranos de 70. A AACC está de portas abertas para todos que queiram participar e conhecer o esporte”, ressalta.

 

Outro talento

Além de Jheison, outro rondonense com chances de título no Campeonato Paranaense é o jovem Tiago Kehl, que mesmo sem ter ido a Guarapuava ocupa a 3ª colocação na categoria juvenil.

No ranking por equipes, a Prefeitura de Marechal Rondon/AACC Copagril ocupa no momento a 13ª colocação entre 23 associações de todo o Estado, melhor campanha rondonense dos últimos anos e que pode evoluir ainda mais nas próximas etapas.

 

Treinamentos

Ser praticante de tênis de mesa em Marechal Rondon é simples. Basta o atleta interessado se dirigir ao Centro de Treinamentos, localizado no orquidário do Parque de Exposições, nos seguintes horários: terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, e aos sábados, das 14 às 17 horas. Os materiais de treinos, como raquetes e bolinhas, são disponibilizados no local.

O convite para praticar a modalidade, muito afetada no último ano em razão da pandemia, é feito também pelo coordenador da Prefeitura de Marechal Rondon/AACC Copagril, Alan Berghofer. “Hoje estamos com cerca de 15 atletas treinando efetivamente. Devido à pandemia muita gente parou, mas esperamos que ano que vem eles possam voltar. Até o início de 2020 estávamos em cerca de 40 atletas, então acredito que no próximo ano, com a situação da pandemia controlada, eles voltem aos treinos e competições”, comenta.

 

Rondonense no alto do pódio na 3ª etapa: título da categoria bronze absoluto F, considerada uma divisão de acesso à elite do tênis de mesa estadual (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente