Fale com a gente

Esportes

Sobra empenho, mas falta torcida

Publicado

em

 

Joni Lang/OP

Duelo entre AACC e 3AC foi disputado no Estádio Valdir Schneider: tônica da competição é o futebol de boa qualidade entre todas as equipes

 

Após viver um período de auge em se tratando de equipes de futebol e numeroso apoio da torcida, o futebol amador de Marechal Cândido Rondon atravessou uma fase que não foi das melhores. Porém, nos últimos anos o comprometimento dos dirigentes da Liga Rondonense de Esportes, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e representantes de equipes da sede e do interior está, aos poucos, reavivando o interesse do torcedor a voltar a assistir aos jogos do campeonato de futebol. Não à toa, equipes tradicionais entram em campo.

Entre os fatores que contribuem para que um menor número de torcedores seja registrado nos jogos estão as inúmeras opções de lazer e esportes, algo que 30 ou 40 anos atrás não acontecia. Naquela época o interesse da ampla maioria dos moradores de Marechal Rondon e região era pelo futebol, o que deixava arquibancadas de associações lotadas e muita gente amontoada no entorno dos alambrados para ver a bola rolar de perto e presenciar as belas jogadas.

Hoje a realidade é outra, e bem diferente dessa do passado. Todavia, a modalidade que mais mobilizou o esporte rondonense no passado vivencia uma fase de crescimento em termos de torcedores. O presidente da Liga Rondonense, Ireneo Kühl, diz que há bom público em algumas rodadas. Para ele, a criação das divisões Ouro e Prata facilitou o acesso de mais atletas à competição e aproximou os jogos da comunidade, considerando que muitas partidas são realizadas em diferentes localidades da sede e do interior. Contudo, ainda assim, apesar de sobrar empenho nos organizadores, falta maior adesão por parte da torcida. Por isso, a missão dos dirigentes esportivos, sai ano entra ano, é reconquistar o público que outrora já foi cativo, além de atrair mais pessoas.

 

Boa participação

Kühl salienta que hoje em dia existem muitas opções de lazer e outros atrativos no município. “Nós temos tomado cuidado no sentido de distribuir os três jogos no fim de semana, sexta, sábado e domingo, ou dois no sábado, além de fim de semana com um e outro com dois jogos com o objetivo de dar oportunidade para todos assistirem”, explica.

Ele diz que o número de torcedores nas partidas de futebol está aumentando gradativamente por eles acreditarem na competição. “Com quem a gente conversa ouve agradecimento pela forma organizada. O povo quer ver o filho, o familiar e o amigo jogando. As rivalidades são muito poucas porque as pessoas vão mais pelo gosto ao esporte, o que é interessante. Por outro lado, recebemos cobranças para que sejam feitas mais competições, então estamos estudando a viabilidade de um outro campeonato no segundo semestre, tanto em nível local quanto regional”, expõe.

Segundo o presidente da Liga, o diálogo existente visa realizar menos jogos no mesmo dia, todavia algumas vezes acontecem rodadas duplas por opção das equipes. “Nós respeitamos porque temos muitos eventos esportivos nas outras modalidades, em outros setores, além do que há muitas festas e atividades sociais, então o público se divide. É diferente do futebol que nós tínhamos 40 anos atrás, quando a Liga Rondonense tinha 87 clubes filiados. Nós tínhamos a primeira, segunda e terceira divisões e no domingo não cabia ninguém em volta do campo de tanta gente. Hoje nós temos outra realidade, sendo que ainda assim estamos satisfeitos porque o povo está voltando. Com mais uma ou duas competições neste nível acreditamos que vamos trazer o público de volta com maior intensidade”, menciona.

 

Maior público

Conforme Kühl, a maior torcida observada nesta edição do Campeonato Municipal de Futebol Amador foi no campo do distrito de Novo Horizonte, em um dia de feriado com chuva. “Não cabia mais ninguém no pavilhão. Tinha gente em volta do carro e do campo. Aquele foi o dia em que eu fiquei mais feliz em termos de público. Tudo depende do momento, por isso a gente tem certa habilidade na programação dos jogos para evitar acumular partidas no mesmo dia em diferentes lugares. O interior tem dado uma boa resposta, no campo do Botafogo também tem bom público, assim como no estádio, então cada um tem a sua peculiaridade. Por ter ficado algum tempo fora e voltado agora, o time do Botafogo recebe o admirador e saudoso torcedor no dia que a equipe joga”, enaltece.

O presidente da Liga Rondonense comenta que o São Lucas montou um novo time, sendo que os bons resultados estão gerando grande aceitação nos moradores do bairro. “Esse é o caso de equipes tradicionais, como o São Remo, que tem a sua torcida, o Corinthians e o Grêmio Aimoré. Isso depende muito do momento da equipe. A própria AACC tem gama muito grande de funcionários e associados que se dedicam à equipe. Essa é uma oportunidade que todos têm, mas depende do dia. A gente deseja ao longo do tempo fazer dessa uma competição ainda melhor. Este ano demoramos um pouco para começar, então para o ano que vem a intenção talvez seja começar mais cedo”, comenta.

 

Avaliação positiva

Com as disputas seguindo há aproximadamente dois meses, a avaliação de Kühl é de que a competição está atingindo os objetivos inicialmente propostos. “Acima de tudo por parte da Liga Rondonense e da Secretaria de Esportes e Lazer, assim como pelas próprias equipes, que estão muito bem organizadas e fazendo com que a competição flua de uma maneira maravilhosa. São jogos bons, naturalmente alguns com goleadas e disparidade de resultados no placar final. Quer seja para ir no mata-mata ou do 1º e 2º lugares que vão direto para a semifinal, todas as equipes estão imbuídas de jogar um futebol de boa qualidade”, destaca, acrescentando que não houve nenhum ato de indisciplina até o momento no campeonato, apenas expulsões por jogadas bruscas.

“As condutas dos times e dos jogadores estão sendo muito boas, o que se deve aos dirigentes conscientes que estão à frente das equipes e trabalhando neste sentido, aos técnicos e auxiliares, assim como aos atletas que enxergam o outro lado. Uma competição bem organizada gera maior respeito. A junta disciplinar vem fazendo um bom trabalho e está com os julgamentos em dia. Acredito que tudo isso no contexto dá credibilidade, por isso a competição vai muito bem. Temos certeza de que com esse espírito teremos um campeonato muito bom até a etapa final”, enfatiza.

 

Próximas fases

Restam apenas dois jogos pela 6ª rodada da Copa de Futebol Amador, sendo que a 7ª sétima e última rodada da 1ª fase será disputada no sábado (27) e domingo (28). Desta vez as partidas acontecerão nos dois dias nas seguintes praças esportivas: Assemar, Clube Botafogo e Estádio Valdir Schneider. O total é de 12 jogos confirmados.

“Na próxima semana acontecerá uma reunião com as equipes para definir 1º e 2º lugares de cada grupo que estão pré-classificados para a semifinal, enquanto que o 3º cruza com o 6º lugar e o 4º cruza com o 5º. As semifinais serão em duas rodadas, ao passo em que a final será em partida única. O término da competição está previsto para a primeira ou segunda semana do mês de julho”, conclui.

Fim de semana com 15 gols marcados

Neste ano, a Copa Cercar/Sicoob/Prefeitura de Marechal Cândido Rondon de Futebol Amador está sendo disputada por atletas inscritos em 14 equipes, respectivamente sete em cada uma das duas divisões. Quatro compromissos foram disputados no último sábado (20) e domingo (21), válidos pela 6ª e penúltima rodada da 1ª fase, ocasião em que as redes balançaram em 15 oportunidades (a classificação pode ser conferida a seguir).

Devido ao tempo chuvoso, de temperatura amena e com neblina, foi natural a torcida comparecer em menor número aos jogos do fim de semana. Mesmo assim houve admirador do bom futebol que levou familiares e amigos para assistir aos duelos no Clube Corinthians de Margarida e no Estádio Valdir Schneider.

Pela Divisão Prata a equipe Corinthians/Laticínio Nituano superou o Botafogo/Nutriphóz/Mawel/Iloir Padeiro/Borracharia Avenida/Nova Santa Rosa pelo acirrado placar de 3 a 2. No outro jogo, disputado no domingo, o time AACC/Copagril goleou o 3AC/Cataratas Empreendimentos/GQA Elétricos por 4 a 1.

Na Divisão Ouro o Corinthians/Laticínio Nituano novamente sagrou-se vitorioso, desta vez aplicando 2 a 1 sobre a equipe Botafogo/Iloir Padeiro/Borracharia Avenida/Nova Santa Rosa, em partida disputada no sábado. A bicampeã AACC/Copagril empatou em 1 a 1 com a equipe 3AC/Cataratas Empreendimentos/Equimmaq.

Dois embates que seriam realizados no sábado na Associação da Linha São Cristóvão foram suspensos devido à instabilidade climática e, principalmente, para não prejudicar o campo da equipe Grêmio Aimoré. Tais jogos foram remarcados para amanhã (24), no Estádio Valdir Schneider. Primeiramente a bola rola às 19 horas no jogo entre o campeão Grêmio Aimoré/São Cristóvão/Santo Amaro e São Lucas/Allpha/GQA/Clube Lira/Novo Horizonte pela Divisão Prata. Na sequência entram em campo Grêmio Aimoré e São Lucas no enfrentamento pela Divisão Ouro, no compromisso de fundo.

Joni Lang/OP

Copyright © 2017 O Presente